‘Anel de fogo’: eclipse anular acontece nesta semana; Saiba como observar

Author:


O eclipse anular do Sol, também chamado de “anel de fogo”, acontece nesta quarta-feira (2) e poderá ser visto por observadores de diferentes regiões do Brasil – veja abaixo.

Conforme o Observatório Nacional (ON), este fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Assim, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, criando o “anel de fogo” no céu.

 Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, ou próxima deste ponto, fazendo com que pareça menor do que o sol no céu. A frequência com que os eclipses do Sol ocorrem é em média 2 vezes por ano, podendo ser somente parciais, anulares ou totais

explica a astrônoma Josina Nascimento

O fenômeno ‘faz par’ com o eclipse parcial da Lua, que aconteceu entre os dias 17 e 18 de setembro. Os dois eclipses costumam ocorrer em sequência, devido à inclinação da órbita da Lua em relação à Terra.

O último eclipse anular do Sol ocorreu em 14 de outubro de 2023. O Observatório fará uma transmissão ao vivo do eclipse anular em seu canal no YouTube (clique aqui).

Como observar o eclipse anular do Sol?

Segundo o ON, a visualização do eclipse acontece em uma estreita faixa que passa pelo oceano Pacífico, oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina. No Brasil, porém, o fenômeno será visível na parte sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste e em toda a região Sul.

Os observadores que pretender acompanhar o fenômeno devem estar em um local com vista desimpedida para o oeste, já que o evento deve acontecer próximo ao pôr do sol. A previsão, contudo, é de que o eclipse comece às 16h51 no estado de São Paulo.

Região de Ribeirão Preto

Por meio do portal Time and Date (clique aqui), os interessados podem ver todos os detalhes de como o eclipse vai acontecer. Em Ribeirão Preto, a previsão é de que o eclipse comece às 17h05, com o auge sendo atingido às 17h42 e o fim às 18h18.

“Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos. É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14″, alerta a astrônoma.


SAIBA MAIS

Di Ferrero volta para Ribeirão Preto com show gratuito; Veja quando contudo,

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quem é quem na novela “Volta Por Cima”? entretanto,





Source link

Leave a Reply