Afinal, é obrigatório usar ponto final depois do “etc”?

Author:


O termo “etc.” é uma abreviação do latim “et cetera“, que significa “e outras coisas” ou “e o resto”. É comumente usado em listas para indicar que existem outros itens que não foram especificamente mencionados, mas são considerados parte do grupo. 

continua depois da publicidade

A origem dessa expressão remonta à Antiguidade, sendo utilizada por escritores e acadêmicos para simplificar a escrita e evitar a enumeração exaustiva de listas longas. 

No entanto, existem regras específicas sobre sua utilização correta em termos de pontuação e contexto, o que gera dúvidas entre as pessoas. Uma delas é sobre o uso obrigatório do ponto final depois do “etc”. Veja se esta pontuação é exigida a seguir.

É obrigatório usar ponto final depois do “etc”?

O uso do ponto final após “etc.” é uma regra obrigatória, pois “etc.” é uma abreviação de “et cetera”. Portanto, um ponto é necessário para indicar que a palavra foi abreviada. 

continua depois da publicidade

Quando “etc.” aparece no fim de uma frase, não é necessário adicionar um segundo ponto, pois o ponto da abreviação já serve como ponto final. Confira alguns exemplos:

“Na loja, você encontrará roupas, sapatos, acessórios, etc.”

“Para o jantar, podemos preparar saladas, massas, carnes, etc.”

“No parque, há várias atividades disponíveis como caminhada, piquenique, ciclismo, etc.”

“Mariana gosta de ler diversos gêneros literários: romance, ficção científica, suspense, etc.”

“O curso oferece várias disciplinas, como matemática, história, geografia, etc.”

 

“Comprei pão, arroz, café, etc., no mercado e depois fui à feira.”

continua depois da publicidade

Neste último exemplo, a frase poderia ser reescrita como: “Comprei pão, arroz, café e outras coisas no mercado e depois fui à feira“.

O etc. e a vírgula

Quanto à vírgula antes de “etc.”, há uma flexibilidade moderna quanto ao seu uso. Alguns especialistas argumentam que a vírgula antes de “etc.” é desnecessária, pois o “e” já está implícito. 

No entanto, outros defendem o uso da vírgula, tratando “etc.” como um elemento de enumeração. Por isso, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) apresenta “etc.” precedido por uma vírgula.

continua depois da publicidade

O etc. e o ponto e vírgula

Quando listamos vários conjuntos de itens que são separados por ponto e vírgula, utilizamos este sinal para preceder o “etc.” ao final da enumeração. Confira:

“Necessitamos de materiais para o laboratório: tubos de ensaio, microscópios; para o escritório: canetas, papel; para a limpeza: detergentes, desinfetantes; etc.”

Neste caso, cada conjunto de itens relacionados é separado por ponto e vírgula, e o “etc.” é utilizado ao final para indicar que existem outros grupos ou itens que não foram mencionados. 

Como o “etc.” não deve ser usado?

Uso do “e” antes de “etc.”

A expressão “etc.” já inclui o sentido de continuação, portanto, o uso do “e” é redundante. Veja o seguinte exemplo:

“Na loja, você encontrará roupas, calçados, bolsas e etc.” (incorreto)
“Na loja, você encontrará roupas, calçados, bolsas, etc.” (correto)

Uso de reticências

As reticências e o “etc.” têm funções semelhantes ao indicar uma lista não exaustiva. Escolha apenas um para evitar redundância. Exemplos:

“No parque, há várias atividades disponíveis como caminhada, piquenique, ciclismo, etc.”
ou
“No parque, há várias atividades disponíveis como caminhada, piquenique, ciclismo…”

Uso de “etc.” para pessoas

O termo “etc.” é apropriado para coisas, não pessoas. Para indicar que há mais pessoas na lista sem nomeá-las, você pode usar “entre outros”. Observe:

“Conversei com Mário, Ana, José etc. na festa ontem.” (incorreto)

“Conversei com Mário, Ana, José entre outros na festa ontem.” (correto)



Source link

Leave a Reply