16 palavras que têm acento e muita gente ainda erra

Author:


Você já deve ter percebido que algumas palavras do nosso idioma são verdadeiros desafios na hora de escrevê-las. Mesmo as pessoas que são mais familiarizadas com a Língua Portuguesa, às vezes erram o acento de certas palavras.

continua depois da publicidade

Por isso, elaboramos esta matéria que vai te mostrar 16 palavras que têm acento e muita gente ainda erra ou se confunde na hora da escrita.

Se você é um concurseiro que quer aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos em nosso idioma, não deixe de ler até o fim.

Palavras que têm acento e muita gente ainda erra

1. Imprescindível

A palavra “imprescindível” significa algo que é essencial, indispensável. Por exemplo, ” A água é imprescindível para a vida.”

continua depois da publicidade

2. Dicionário

“Dicionário” é um livro ou recurso online onde encontramos o significado das palavras do nosso idioma. Todo concurseiro precisa de um bom dicionário ao seu lado.

3. Aurélio

“Aurélio” pode ser um nome próprio masculino ou um famoso dicionário de Língua Portuguesa. Muitas pessoas recorrem ao “Aurélio” quando querem saber o significado de uma determinada palavra.

4. Resiliência

“Resiliência” nada mais é do que a capacidade de se recuperar das dificuldades ou adaptar-se a mudanças repentinas. Por exemplo, “Ter resiliência é importante para superar os desafios da vida.” Essa palavra leva acento circunflexo.

continua depois da publicidade

5. Cônjuge

“Cônjuge” é o termo usado para se referir ao marido ou à esposa de alguém. Por exemplo, “Ela é a cônjuge dele.” Mais uma palavra com acento circunflexo.

6. Recíproco

Esta palavra proparoxítona se refere a algo que é mútuo, ou seja, que ocorre dos dois lados. Por exemplo, “Eles têm um amor recíproco.”

 

7. Intrínseco

Outro termo proparoxítono. “Intrínseco” significa algo ou alguma qualidade que faz parte da natureza de uma pessoa. Por exemplo, “A generosidade é um valor intrínseco dela.”

continua depois da publicidade

8. Caráter

“Caráter” refere-se ao conjunto de qualidades e defeitos de uma pessoa. Por exemplo, “Ela tem um bom caráter.”

9. Efêmero

“Efêmero” é uma palavra proparoxítona que significa algo que dura pouco tempo. Por exemplo, “A beleza das flores é efêmera.”

10. Cínico

“Cínico” é uma característica de alguém que não acredita na sinceridade das pessoas e age de maneira desrespeitosa. Por exemplo, “Ele fez um comentário cínico.”

11. Diligência

Esta palavra, que leva acento circunflexo, significa cuidado e empenho em realizar tarefas. Por exemplo, “Ela faz seu trabalho com muita diligência.”

12. Anuência

“Anuência” é a concordância ou permissão de alguém para realizar algo. Por exemplo, “Precisamos da anuência do chefe para seguir com o novo projeto.”

13. Intempérie

“Intempérie” refere-se às condições climáticas adversas, como chuva, vento forte, onda de calor, nevasca, entre outras. Por exemplo, “A casa foi danificada pela intempérie.”

14. Idôneo

Este termo descreve alguém que é adequado e confiável para realizar uma determinada tarefa ou exercer uma função. Por exemplo, “Ele é idôneo para ocupar o cargo em aberto.” Lembrando que essa palavra tem acento circunflexo, tá?

15. Condolências

“Condolências” são expressões de pesar oferecidas a alguém que perdeu um ente querido. Por exemplo, “Nossas condolências pela perda do seu avô.”

16. Escrúpulo

Esta palavra proparoxítona significa ter uma preocupação moral ou ética em relação a algo. Por exemplo, “Ela não tem escrúpulos em suas ações.”

Lembre-se: o uso correto do acento não é apenas uma questão de regra gramatical, mas também de clareza na hora do concurseiro se comunicar.

Cada uma das palavras acima tem um acento que altera sua pronúncia, e entender isso é fundamental para dominar bem a Língua Portuguesa.



Source link

Leave a Reply