Não é necessário pagar intermediários para receber o BPC, explica o INSS

Author:


Uma dúvida comum entre os solicitantes do Benefício de Prestação Continuada é se há necessidade de pagar intermediários para receber os valores. Segundo o INSS, a solicitação pode ser feita pelo próprio titular dos pagamentos.

continua depois da publicidade

Isso ocorre porque existem maneiras de se inscrever tanto presencialmente quanto pela internet. Em todos os casos, a inscrição no BPC/Loas é 100% gratuita para todos os cidadãos. Entenda mais a seguir.

Como solicitar o BPC?

O cidadão pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade para receber as informações sobre o BPC e se informar sobre como requisitar os pagamentos.

Para receber o benefício, não é necessário pagar intermediários ou agenciadores. Em geral, o requerimento do BPC pode ser realizado nos canais de atendimento da Previdência Social.

continua depois da publicidade

Portanto, é possível entrar em contato pelo site ou aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS. Quem não tiver acesso à internet consegue atendimento por meio da central do instituto, no telefone 135.

O atendimento humano está disponível de segunda-feira até sábado, de 7h às 19h. Contudo, o atendimento digital e automático funciona 24 horas ao longo da semana.

Há também a possibilidade de ir até uma das Agências da Previdência Social (APS) para realizar a solicitação do benefício. Neste caso, o solicitante precisa realizar um agendamento prévio e conferir o horário de atendimento com antecedência.

continua depois da publicidade

Quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada?

O BPC/Loas prevê o pagamento de um salário mínimo mensal para pessoas com 65 anos ou mais e para Pessoas com Deficiência de qualquer idade. Isso inclui crianças e adolescentes, principalmente aqueles que estão inaptos a sustentar a si e sua família.

Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único com informações regulares e atualizadas. Outro critério define que a renda familiar per capita mensal precisa ser igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.

 

continua depois da publicidade

Em todos os casos, os solicitantes devem comprovar a elegibilidade por meio de uma perícia médica e social com profissionais da Previdência Social. É nessa avaliação que se observa a inaptidão para o exercício profissional e de subsistência.

Para as Pessoas com Deficiência, é necessário possuir um impedimento de longo prazo de natureza mental, sensorial, física ou intelectual. Segundo a legislação, entende-se como longo prazo um período mínimo de 2 anos desde o diagnóstico.

O BPC é um benefício previdenciário?

Não, o Benefício de Prestação Continuada é um benefício assistencial da Previdência Social previsto pela Lei Orgânica da Assistência Social. Por isso, é chamado popularmente de BPC/Loas.

Neste contexto, não prevê acesso ao 13º salário do INSS e nem à pensão por morte. Como se trata de um benefício assistencial, não tem a mesma equivalência dos benefícios previdenciários, como as aposentadorias e auxílios.

Atualmente, o BPC é gerido pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Assistência Social. No entanto, a operacionalização é realizada pela Previdência Social.

A inscrição no Benefício de Prestação Continuada também assegura aos cidadãos descontos nas tarifas de energia elétrica, por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal.

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply