Febre maculosa: Cidade na região de Ribeirão confirma caso da doença

Author:


A Prefeitura de Sertãozinho, cidade na região de Ribeirão Preto, informou nesta quinta-feira (9), que recebeu um resultado positivo para febre maculosa de uma pessoa residente do município, na quarta-feira (8).

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, o paciente apresentou sintomas no mês de julho e o tratamento teve início imediato. A primeira amostra do exame foi coletada no dia 20 de julho e a segunda, no dia 13 de setembro.

“O paciente evoluiu muito bem e recebeu alta sem nenhuma complicação clínica”, informou a Prefeitura.

Ações foram intensificadas

A Administração da cidade informou que “não há motivo para pânico”. Após a confirmação da doença, ainda que de forma tardia, ações de prevenção foram intensificadas, como roçagem em área de circulação de capivaras e barreira química contra carrapatos, transmissores da doença.

“É importante destacar que, assim que o Estado emitiu o alerta sobre casos de febre maculosa na cidade de Campinas, a Prefeitura de Sertãozinho seguiu todos os protocolos para o manejo e controle da doença, como roçagem de vegetação no entorno de córregos e lagoas, instalação de placas de alerta nas áreas de circulação de capivaras, barreiras físicas e químicas.”

Também foi informado que em julho, uma coleta de amostras de carrapatos foi realizada e os resultados foram negativos. Contudo, o teste acarológico será refeito nos próximos dias.

➡️ CRIAMOS E IMPRIMIMOS SEU CURRÍCULO SEM CUSTO📍 ECONOMIZE FAZENDO SEU CURRÍCULO CONOSCO! TUDO GRÁTIS! ➡️ Para ajuda, clique aqui.

O que é a febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela, que não é o carrapato comum que se encontra em cachorros, por exemplo. A espécie pode ser encontrada em animais de grande porte, como bois e cavalos, além da capivara.

Ismael Colosi conquistou emenda parlamentar no valor de 300 mil reais em 2022 para a área da saúde de Ribeirão Preto-SP - Na foto, in memmorian o Deputado Estadual Campos Machado.

A transmissão ocorre do carrapato infectado para a pessoa, não existindo transmissão de pessoa para a pessoa, como explica o Ministério da Saúde.

A doença é caracterizada pelo conjunto repentino de sintomas, como febre alta, dor no corpo e manchas vermelhas em todo o corpo e também na palma das mãos e na planta dos pés.

A doença tem cura desde que antibióticos sejam aplicados nos primeiros dias dos sintomas e o atraso no diagnóstico pode provocar complicações graves.

Ismael Colosi em atendimento em um dos Mutirões do Emprego.

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Escolas de Ribeirão abrem cadastro para atender crianças nas férias de janeiro; Veja como participar





Source link

  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Leave a Reply