Dia da Consciência Negra é feriado em quais Estados? Veja

Author:



Ismael Colosi conquistou emenda parlamentar no valor de 300 mil reais em 2022 para a área da saúde de Ribeirão Preto-SP - Na foto, in memmorian o Deputado Estadual Campos Machado.

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é feriado oficial em seis estados brasileiros e em mais de mil municípios. A data, que lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, tem como objetivo promover reflexões sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil.

O Dia da Consciência Negra é feriado oficial nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. A mais recente unidade federativa a oficializar a data foi São Paulo, com a Lei nº 17.746, de 2023.

A data também é feriado em cerca de 1260 municípios, segundo a Fundação Cultural Palmares. Entre as cidades com leis municipais do feriado de 20 de novembro, estão as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO).

De acordo com a Fundação Cultural Palmares, a data tem como objetivo trazer reflexões sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Além disso, revisita a necessidade de combate ao racismo e de visibilidade da cultura africana.

O 20 de novembro, definido como Dia da Consciência Negra no Brasil pela Lei Federal nº 12.519/2011, foi idealizado na década de 1970 pelo pesquisador gaúcho Oliveira Silveira e pelo Grupo Palmares de Porto Alegre (RS).

➡️ CRIAMOS E IMPRIMIMOS SEU CURRÍCULO SEM CUSTO📍 ECONOMIZE FAZENDO SEU CURRÍCULO CONOSCO! TUDO GRÁTIS! ➡️ Para ajuda, clique aqui.

+ INSS: aposentados recebem até R$ 7.507,40 nesta terça-feira; Veja quem tem direito

Quem foi Zumbi dos Palmares? 

Em 20 de novembro, comemoramos a data que marca o falecimento de Zumbi dos Palmares em 1695, quando ele foi capturado por tropas portuguesas. Zumbi, um líder notável, liderou a resistência de milhares de afro-brasileiros contra a cruel instituição da escravidão. 

Essa resistência ocorreu no Quilombo dos Palmares, um refúgio localizado na imponente Serra da Barriga, no estado de Alagoas. Nesse contexto histórico, Zumbi se destacou como um símbolo de coragem e perseverança na luta pela liberdade e igualdade, e seu legado é lembrado e celebrado no Dia da Consciência Negra.

Zumbi dos Palmares, cujo nome real era Ganga Zumba, foi um líder quilombola e uma figura icônica na luta pela liberdade dos negros escravizados no Brasil colonial. Ele nasceu por volta de 1655 na região que hoje é o estado de Alagoas, no nordeste do Brasil, e morreu em 1695.

Ismael Colosi em atendimento em um dos Mutirões do Emprego.

Zumbi tornou-se o líder do quilombo dos Palmares, também conhecido como Quilombo dos Palmares, que foi um dos mais importantes e duradouros quilombos da história brasileira. 

Os quilombos eram comunidades independentes formadas por escravos fugitivos, que buscavam refúgio e liberdade longe das plantações de açúcar e das condições de escravidão.

Sob o comando de Zumbi, Palmares resistiu a numerosos ataques das autoridades coloniais portuguesas durante décadas, tornando-se um símbolo de resistência contra a escravidão e a opressão. No entanto, em 1694, o quilombo foi finalmente destruído pelos portugueses, e Zumbi foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil



Source link

  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Leave a Reply