Quadrilha especializada em descaminho é presa em São Paulo

Author:


Pelo menos 20 pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Federal (PF) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que tinha o objetivo de desarticular financeiramente uma organização criminosa que praticava descaminho, crime relacionado ao não pagamento do imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria.

Na ação, que contou com cerca de 200 policiais federais e 24 servidores da Receita Federal, além de representantes do Ministério Público, foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão e 36 de prisão, sendo 22 de prisão temporária e 14 de prisão preventiva.

Durante a operação, batizada de Octupus, foram apreendidos itens que ainda estão sendo contabilizados, como carros de luxo, dinheiro em espécie e joias. Além disso, foram bloqueados US$ 250 mil em criptomoedas.

De acordo com a PF, a organização trazia irregularmente produtos eletrônicos e de informática para território nacional. Segundo as investigações, os criminosos constituíram empresas de fachada ou utilizaram “laranjas” com a finalidade de estabelecer uma rede financeira paralela aos bancos e, com isso, movimentar valores provenientes das irregularidades.

O objetivo era manter as ações criminosas e a própria estrutura da organização, além de lavar dinheiro, através de atividades comerciais e empresariais.

Os dividendos provenientes das ações eram depositados nas contas bancárias dos “laranjas” e utilizados para o pagamento de fornecedores dos produtos de origem estrangeira importados da China e dos EUA, posteriormente, enviados ao Paraguai, chegando clandestinamente ao Brasil. Depois, o grupo vendia o material.

Os investigados devem responder por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, sonegação tributária, evasão de divisas, falsidade ideológica, descaminho e organização criminosa, dentre outros apurados ao longo da investigação. As penas somadas até o momento variam entre 12 a 38 anos de prisão.

Ismael Colosi conquistou emenda parlamentar no valor de 300 mil reais em 2022 para a área da saúde de Ribeirão Preto-SP - Na foto, in memmorian o Deputado Estadual Campos Machado.



Source link

Ismael Colosi em atendimento em um dos Mutirões do Emprego.
  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *