Tijana Simic/Getty Images
Para estar listada entre as melhores empresas dos Estados Unidos, é preciso reger uma orquestra, mantendo cada seção no ritmo certo e na nota correta. Não basta ter ótimas avaliações de clientes, desempenho financeiro comprovado ou colaboradores trabalhando felizes e em sintonia. É preciso entregar tudo isso, e ainda acertar uma ampla variedade de outros pontos: segurança, excelente cobertura na mídia, consistência dos profissionais e dos produtos criados.
No total, centenas de fatores compõem a avaliação de uma companhia, e a Forbes incorpora todos eles em sua segunda edição anual da lista das Melhores Empresas dos EUA.
Por dentro das melhores empresas dos EUA
A Berkshire Hathaway lidera o ranking, seguida pela Amazon, que saltou da 169ª posição no ano passado para o 2º lugar neste ano, com base em sólido desempenho financeiro (tanto neste ano quanto nos últimos cinco), confiança dos clientes e melhora na satisfação dos funcionários.
J. Ofori Agboka, vice-presidente de pessoas, experiência e tecnologia da Amazon, afirma que o investimento significativo em IA e automação foi pensado para melhorar os trabalhos de alta pressão dos funcionários em armazéns e centros de distribuição. “Recentemente, implantamos nosso milionésimo robô, o que nos torna o maior fabricante de robôs industriais do mundo.”
Eles ajudam a levantar e transportar itens, reduzem as distâncias percorridas a pé e, combinados com IA, buscam assumir funções repetitivas, em um cenário de pressão por velocidade que afeta esses cargos. “As pessoas agora podem fazer algo diferente: novos cargos e novas oportunidades, com resolução de problemas em vez de atividades repetitivas.”
A automação não está reduzindo a força de trabalho, apenas a transformando, afirma o executivo. “Criamos mais empregos nos EUA nos últimos 10 anos do que qualquer outra empresa.” Segundo ele, a companhia investiu em programas de aprendizagem em mecatrônica e robótica e pagou mensalidades universitárias e treinamentos especializados para mais de 7.000 funcionários.
Representatividade feminina nas companhias
É claro que o sucesso de uma empresa se reflete em mais do que apenas seus históricos financeiros. Muitos fatores que à primeira vista podem parecer apenas diferenciais acabam tendo impacto significativo na posição de uma companhia.
Um exemplo é a representatividade feminina na liderança, diz Emma Helbo, que lidera relações externas e comunicação em um dos parceiros de dados da Forbes, a Denominator. Um estudo anual que a empresa realiza mostrou, nos últimos três anos, que o nível de diversidade de gênero nos conselhos está diretamente correlacionado com as notas de crédito das empresas. “A forma como as companhias constroem, gerenciam e monitoram seu capital humano é crítica para o desempenho dos negócios”, afirma. “Empresas que têm mais mulheres em seus conselhos também apresentam melhor qualidade de crédito.”
O percentual geral de mulheres também aumentou. Entre as empresas da lista, aquelas com maior diversidade de gênero na liderança tendem a apresentar melhor desempenho: no quartil superior, a média é de 38% de mulheres na gestão e 40% nos conselhos, contra 20% e 29%, respectivamente, no quartil inferior.
A seguir, confira quais são as 10 Melhores Empresas dos EUA
1. Berkshire Hathaway
Setor: Serviços financeiros
Estado: Nebraska
Ano de fundação: 1839
2. Amazon
Setor: Varejo e atacado
Estado: Washington
Ano de fundação: 1994
3. Royal Caribbean Group
Setor: Viagem e lazer
Estado: Flórida
Ano de fundação: 1985
4. Morgan Stanley
Setor: Serviços bancários e financeiros
Estado: Nova York
Ano de fundação: 1935
5. Delta Air Lines
Setor: Aviação
Estado: Geórgia
Ano de fundação: 1924
6. NVIDIA
Setor: Semicondutores, eletrônica e engenharia elétrica
Estado: Califórnia
Ano de fundação: 1993
7. Southwest Airlines
Setor: Aviação
Estado: Texas
Ano de fundação: 1967
8. Apple
Setor: Semicondutores, eletrônica e engenharia elétrica
Estado: Califórnia
Ano de fundação: 1976
9. JPMorgan Chase
Setor: Serviços bancários e financeiros
Estado: Nova York
Ano de fundação: 2000
10. Publix Super Markets
Setor: Varejo e atacado
Estado: Flórida
Ano de fundação: 1930
Confira a lista completa com 500 companhias aqui.
Metodologia
A lista considera empresas de capital aberto e companhias privadas, além de empresas estrangeiras com subsidiária nos Estados Unidos (como a Toyota). A Forbes, em parceria com seis empresas de dados, analisou mais de 100 métricas em 11 categorias, como desempenho financeiro, sentimento do consumidor, avaliações de funcionários, cibersegurança, sustentabilidade e outros critérios.

