O final de semana será marcado por instabilidades no Estado de São Paulo, de acordo com os meteorologistas. Uma frente fria se desloca pelo mar, assim, favorece o direcionamento de mais umidade do Norte ao Sudeste do Brasil.
Nesta sexta-feira (29), a chuva começa a avançar de maneira significativa e algumas regiões do interior paulista estão em alerta para temporais – veja as regiões após a imagem.
Alerta de perigo
Além da Climatempo, um alerta de perigo potencial para chuva foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na manhã de hoje e é válido até às 10h deste sábado (30).
Também existe um alerta de perigo para o acumulado de chuva em regiões do interior de SP – veja abaixo. De acordo com o órgão, a chuva deve variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou até mesmo 100 milímetros por dia.
Portanto, existe o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades com tais áreas de risco.
Quais são as regiões do interior de SP que estão no alerta?
Contudo, o Inmet recomenda que a população dessas cidades evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Além disso, nos casos de inundações ou cenário similar, os pertences devem ficar protegidos da água, envoltos em sacos plásticos. Mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuva continuará na próxima semana
O início da próxima semana, porém, seguirá com instabilidades. De acordo com a Climatempo, com destaque para acumulados ainda mais elevados em algumas áreas.
“Em São Paulo, no interior os acumulados superiores poderão superar os 100 mm, podendo chegar a 120 mm em pontos específicos.”
SAIBA MAIS
USP Ribeirão busca voluntários para pesquisa sobre percepção de tempo e tomada de decisões
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem é a ‘mulher de branco’ em ‘Tieta’?