Nesta quinta-feira (28), Franca completa 200 anos. Desses, o Sesi Franca Basquete tem 65. Fundado em 10 de maio de 1959, o clube está na memória de muitos francanos.
Por ele, já passaram nomes memoráveis, como o fundador, o educador físico Pedro Murilla Fuentes, conhecido como Pedroca; os “Irmãos Metralha”, que eram o Hélio Rubens, o Toto e o Fransérgio Garcia; além de, claro, o atual técnico do time e filho de Hélio Rubens, Helinho Garcia.
Direto do Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes, o “Pedrocão”, o Helinho contou detalhes da carreira ao acidade on. “Eu confesso que é muito mais complexo ser técnico do que ser jogador. Mas também é muito prazeroso, você passar aquilo que você aprendeu dentro da quadra para os jogadores que hoje estão dentro da quadra”, diz.
Referência na vida e no esporte
Para Helinho, uma grande referência de sua trajetória é o pai. Com ele, o atual técnico do Sesi Franca Basquete aprendeu lições valiosas na vida profissional e pessoal. “Ele me ensinou tudo, continua me ensinando e eu tenho uma alegria enorme de estar fazendo aquilo que ele teve o privilégio enorme de tão bem fazer”, afirma.
No basquete, o técnico diz que tem relação desde muito pequeno por causa da influência do pai e dos tios. “Eu cresci vivenciando o basquete francano, aprendendo a curtir a viver intensamente o basquete na cidade e hoje eu tenho o orgulho de falar que eu tive 25 anos jogando pelo federado e hoje estou há 9 anos como técnico do Sesi Franca Basquete”.
Entre os maiores aprendizados que teve em vida e na carreira, o ex-atleta destaca que pai o ajudou a entender os limites entre o trabalho e a vida familiar, além de ter mostrado valores como comprometimento, disciplina, ética e a moral pelo bem comum, dentro e fora da quadra.
“Ele sempre fez questão que eu estivesse junto e entrasse em quadra com ele, acompanhando ele nas viagens e depois, claro, me tornando um jogador”.
Aliás, Hélio Rubens Garcia é uma referência na cidade e no Brasil. O ex-armador esteve à frente da equipe francana entre 1981 e 2000 e depois entre 2005 e 2012. Como jogador, conquistou o Nacional de 1974, 1975 e 1980. Pela Seleção Brasileira, foi medalhista de ouro no Pan-americano em 1971, prata no Mundial de 1970 e prata colocação nos Mundiais de 1967 e 1978. Em 2012, foi convidado para ser comentarista dos jogos de basquetebol nas Olimpíadas de Londres pelo SporTV.
“Meu pai, além de ter deixado esse legado lindo, ele exerceu e continua exercendo uma influência gigante na minha vida e na minha carreira. Ele sempre fez questão que eu estivesse junto e entrasse em quadra com ele”, diz Helinho.
Capital Nacional do Basquete
Para ele, a história da cidade está relacionada com a cultura do basquete local. Em 2023, o Congresso Nacional concedeu o título de “Capital Nacional do Basquete” a Franca. O Projeto de Lei destacava os títulos conquistados pelo clube ao longo dos anos, além da paixão dos moradores pelo esporte.
“Franca é uma cidade linda com um polo industrial gigantesco, com um comércio extremamente pujante na cidade e com um povo apaixonado pelo esporte que é o basquete”, destaca Helinho.
Aniversário de Franca
Para Franca, Helinho deseja felicidades e destaca motivos para comemorar os 200 anos da cidade. “Eu tenho orgulho de ser daqui e é motivo de muita alegria. Temos que comemorar, temos que cultivar coisas boas e temos que falar o quanto a cidade representa no cenário nacional e internacional”.
Entre os destaques, ele comenta sobre o polo calçadista, a potência industrial e, claro, o basquete local. “Enfim, tantas coisas que a cidade detém. A gente tem que poder comemorar muito com as pessoas que já residiam, que continuam residindo e, acima de tudo, por aquelas que são apaixonadas pela cidade de Franca”, conclui.
SAIBA MAIS
Conheça a história do comerciante com quase 70 anos em atividade em Franca
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Qual é a nova equipe que vai entrar na Fórmula 1?