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Como uma das maiores empresas de entretenimento do mundo e tendo no Brasil uma operação relevante, a Disney atualizou, na região, seus programas de gestão de talentos. Paula Valência, Diretora de Recursos Humanos da Disney Brasil e Diretora Regional de Recursos Humanos Latam da divisão Disney Consumer Products (DCP), explica as habilidades específicas demandadas pela empresa, os programas de entrada e os desafios de formação no Brasil.
“O futuro dos programas de entrada da Disney vai continuar sendo moldado por um foco ainda maior na diversidade de talentos, com o objetivo de trazer jovens de diferentes origens e contextos para criar um ambiente mais inclusivo, rico e inovador. Outro aspecto importante do futuro desses programas é a expansão para incluir experiências práticas e oportunidades de intercâmbio entre diferentes áreas de atuação. Isso não só prepara os jovens para uma carreira mais dinâmica.”, explica Paula.
Forbes Brasil – Pode dar uma dimensão do principal desafio atual de encontrar talentos para trabalhar na Disney?
Paula Valência – Nosso principal desafio na atração de talentos não está exatamente na atração em si, mas em como gerenciar o grande volume de candidaturas que recebemos e aplicar, de forma estratégica, a nossa proposta de valor como marca empregadora para pessoas de backgrounds extremamente variados. Estamos conduzindo um trabalho robusto para contar histórias autênticas de nossos colaboradores, reforçando o impacto que eles geram no mundo Disney e como suas trajetórias podem inspirar outras pessoas a se juntarem a nós. Esse storytelling é fundamental para demonstrar como os valores da nossa empresa se refletem na experiência de trabalho e como contribuímos para o desenvolvimento de carreiras únicas, acolhendo a diversidade de talentos que desejam fazer parte dessa história.
FB – Qual a essência dos programas de entrada e por que eles são importantes para a empresa no Brasil?
Paula – Os programas de entrada na Disney, como os voltados para Aprendizes, Estagiários e Trainees, são essenciais para formar uma base de talentos. No Brasil, esses programas oferecem uma oportunidade única para jovens que aspiram fazer parte da história da Disney e os preparam para os desafios do mercado futuro. Além de renovar continuamente nossa força de trabalho, esses programas formam talentos com um entendimento diferenciado das operações da Disney, capacitando-os para crescer e agregar valor em diversas áreas da companhia. Em um país onde poucos dos jovens têm acesso ao ensino superior, a Disney se compromete a desenvolver esses talentos desde a base, criando oportunidades reais para jovens profissionais. Para reforçar nosso compromisso com a inclusão, contamos com parceiros estratégicos, como o Instituto Criar, a Unibes, Eidos Global, It Gets Better Brasil (Grupo Dignidade), Pretalab e Instituto Serendipidade, que ajudam a promover diversidade na força de trabalho.
FB – Quais os desafios de formação no Brasil?
Paula – Um dos grandes desafios no Brasil é o domínio de idiomas, especialmente o inglês. Como multinacional que demanda habilidades linguísticas e competências como comunicação intercultural e pensamento crítico, é fundamental que nossos programas de entrada ofereçam suporte para o desenvolvimento dessas capacidades, preparando nossos colaboradores para demandas futuras. Dessa forma, nossos programas de entrada são estratégicos, não apenas para atrair novos talentos, mas para desenvolver neles as habilidades essenciais para uma carreira de sucesso na Disney, criando uma conexão profunda com nossa cultura e fortalecendo nossa presença no Brasil.
FB – Hoje, a empresa demanda habilidades específicas? Principalmente em um contexto cada vez mais digital?
Paula – Sim, há uma demanda crescente por habilidades específicas, principalmente em um cenário cada vez mais digital. Na Disney, acompanhamos de perto as transformações tecnológicas e as mudanças no comportamento dos consumidores, o que nos exige um perfil de profissional que vai além das competências tradicionais. As áreas de tecnologia, análise de dados e marketing digital, por exemplo, têm se tornado essenciais para impulsionar nossas operações e garantir uma experiência otimizada para os nossos consumidores. Além disso, a produção de conteúdo audiovisual para plataformas de streaming é um pilar fundamental em nossa estratégia, o que aumenta ainda mais a busca por profissionais qualificados nesse segmento. Habilidades em desenvolvimento de produtos digitais e UX (User Experience) também estão no topo das nossas prioridades, à medida que o comportamento do consumidor migra para ambientes digitais mais imersivos e interativos.