Comerciante há quase sete décadas em Franca, cidade que completa 200 anos nesta quinta-feira (28), Aparecido Maldonado Ponce é conhecido pelo seu carisma, determinação, e por manter um supermercado que “nunca fecha” no município.
O Supermercado São Paulo ganhou ao longo dos anos a característica de ter desde alimentos a calçados, passando por ferramentas e alguns produtos agrícolas, além de quase “nunca fechar suas portas” – o estabelecimento funciona todos os dias das 6h às 23h.
Para o fundador do comércio, que pode facilmente ser encontrado nos corredores do supermercado, ele e a família tiveram muita sorte de ser acolhido pelo povo francano.
A gente se dedicou de corpo e alma ao trabalho. Graças a Deus a gente teve muita sorte, porque o povo Franca é um povo bom, acolheu a gente com maior carinho, ajudou mesmo. E a gente sempre trabalhando, né? Trabalhando dia e noite
De “feirinha” a mercado
Ao portal acidade on, Aparecido conta que nasceu na Fazenda Palmital, localizada na estrada velha de Batatais. Aos 15 anos, se mudou para Franca e começou a trabalhar “de empregado”.
Após quatro anos desde a sua chegada, surgiu a oportunidade de adquirir “uma feirinha” – como Aparecido carinhosamente comenta – e ali começou a nascer um grande sonho.
“Passou quatro anos e apareceu uma feirinha para a gente comprar. Eu comprei em 1957, e ali nós começamos, na avenida Presidente Vargas. Nem asfaltada era, aquele ano que começou asfaltar”, explica o comerciante.
O empreendimento ficou no local por três anos, até surgir a oportunidade de adquirir um espaço um pouco maior. Cerca de sete anos depois, Aparecido mudou mais uma vez de ponto, porém, dessa vez foi para ficar. Em 1967, as portas do supermercado foram abertas na avenida em que sua história de empreendedorismo começou.
As coisas foram melhorando graças a Deus. Muita freguesia. Na época era tudo pequeno, mas tinha muito carinho. Eu fiquei anos na esquina [segundo endereço) e apareceu um negócio aqui onde eu estou hoje
Aparecido ainda faz questão de reforçar que seu empreendimento foi crescendo aos poucos, sempre com muito trabalho e com o acolhimento da cidade.
“Nós iniciamos o supermercado, mas sempre pequenininho, né? Porque antigamente não tinha essas grandes lojas, essas redes, né? Não tinha isso não. Mas ele era muito bom também. E com muito carinho, muita dedicação e muito trabalho, foi crescendo”. Atualmente o supermercado possui cerca de 20 funcionários.
Saúde para trabalhar
Aos 86 anos, Aparecido faz questão de trabalhar diariamente no local e se ausenta pouquíssimas vezes. Um exemplo disso foi em 2021, em meio a pandemia da covid-19, quando precisou adotar medidas de segurança e suspender o atendimento presencial pela primeira vez em anos.
Após uma vida inteira de dedicação ao empreendimento, Aparecido conta que enquanto estiver com saúde, vai continuar trabalhando.
“A gente tendo saúde e vontade de trabalhar, a dificuldade vai ter, mas tem que lutar né? Com Deus na frente, a gente vai indo trabalhando”.
Franca no coração
Casado com Maria Norma Costa Maldoado, Aparecido tem três filhos: Aparecido Júnior, Daniel e Alexandre. O trio é responsável por auxiliar o pai e levar adiante o legado construído.
Satisfeito com a história que construiu em Franca, o comerciante conta que só tem que agradecer ao município e deseja muita saúde aos moradores (e fregueses do supermercado).
“Olha, eu agradeço coração por tudo o que eles fizeram para a gente. Eu quero desejar ao povo de Franca muita saúde, muita paz. A nossa cidade é conhecida no mundo inteiro como capital do calçado, como capital do basquete, tem um povo muito bom. A gente só agradece o que fizeram pôr a gente”, diz Aparecido.
SAIBA MAIS
Saiba por que Franca é conhecida como Capital do Basquete; Veja todos os títulos
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem foi JonBenét?