órgão prevê utilização do DFT na seleção

Author:


Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Saúde, a resolução SES nº 3.344/2024. O documento oficializa a utilização do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) no concurso SES RJ.

continua depois da publicidade

Em específico, institui o grupo de trabalho para levantamento prévio de informações, padronização de diretrizes, metodologia e cronograma. Assim será possível orientar os estudos técnicos do DFT a serem realizados na secretaria e outras entidades vinculadas. Entenda mais a seguir.

O que muda com essa resolução?

Com a instituição de um grupo de trabalho para aplicação do DFT, a Secretaria de Estado de Saúde e outros órgãos apontados no documento serão submetidos a análises minuciosas. Posteriormente, os dados obtidos através dessas análises vão auxiliar no desenvolvimento do edital de abertura do concurso.

Isso porque o DFT auxilia na identificação das necessidades específicas de pessoal dentro das instituições e órgãos públicos, por meio de uma pesquisa aprofundada nas equipes. Com isso, fica mais fácil calcular o número de vagas imediatas necessárias e dimensionar o cadastro de reserva.

Além disso, é um mecanismo importante para pensar em eficiência e efetividade das contratações. Uma vez que o DFT não foca somente na quantidade, mas também na qualidade das seleções de novos funcionários, é possível pensar também nos parâmetros de produtividade.

Alguns dos fatores considerados por essa política são:

  • Demanda de trabalho;
  • Carga horária de trabalho;
  • Produtividade dos funcionários;
  • Ferramentas e métodos de trabalho.

A previsão é que as primeiras orientações sejam publicadas dentro do prazo de 45 dias, com os resultados iniciais obtidos pelo grupo de trabalho.

O que se sabe sobre o concurso?

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro recomendou ao governo do estado que seja aplicado um novo estudo para identificar as carências de contratação ainda em 2024. No entanto, a solicitação feita pela instituição foi de que o concurso público aconteça somente em 2025.

Acima de tudo, o novo processo deve ser realizado com foco na melhoria da assistência à saúde da população. Como referência, o último concurso SES RJ aconteceu em 2010.

Com base nesse último certame, tem-se a previsão de salários a partir de R$ 4.200,00, mas também considerando os adicionais de benefícios dos cargos. Até o momento, não foi confirmado nenhuma informação relativa sobre banca organizadora.

Com a nova resolução, o exame está na etapa de pesquisa e estudo interno a fim de mapear a situação do quadro de funcionários. A partir dessas informações é possível desenvolver um plano de cargos para o concurso público.

 



Source link

Leave a Reply