Primeira massa de ar frio do inverno pode atingir o estado de SP; Veja quando

Author:


A primeira massa de ar frio do inverno, que começou na última quinta-feira (20), já tem data para chegar ao estado de São Paulo, de acordo com a meteorologia.

Uma nova frente fria se formou através de duas áreas de baixa pressão atmosférica neste final de semana, contudo, esse sistema está restrito ao Sul do país devido ao bloqueio atmosférico e a presença da massa de ar seco e quente no Brasil Central.

Entretanto, para a alegria daqueles que esperam uma mudança no tempo, a previsão é de que no decorrer da semana as temperaturas comecem a mudar, conforme explicação da meteorologista Amanda Souza, do Meteored.

A primeira semana do inverno será marcada pelo avanço consecutivo de três massas de ar frio pelo Brasil. Há risco de frio intenso e até mesmo ocorrência de geadas

meteorologista Amanda Souza, do Meteored

Quando o frio vai chegar ao estado de São Paulo?

Conforme o serviço de meteorologia, a primeira massa de ar frio deve se deslocar de áreas entre o Chile e a Argentina em direção ao Uruguai e ao Brasil – chegando ao Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira (24).

Na terça-feira (25), essa massa de ar frio avança pelo Sul – podendo gerar temperatura abaixo de 4ºC na região – e deve trazer um leve refresco para o leste de São Paulo, principalmente.

No entanto, esse alívio não deve durar muito, já que “na quarta-feira (26) o frio perde força, pois o centro de alta pressão atmosférica é empurrado para o oceano”, conforme a meteorologista.

Segunda e terceira massa de ar frio

Com a formação de um novo ciclone extratropical no meio da semana, existe a possibilidade do avanço de uma segunda massa de ar frio na sequência. O fenômeno está associado a uma área de alta pressão atmosférica que vai avançar do interior do continente.

Essa massa de ar seco e frio vai empurrar o ciclone para alto mar, o afastando da costa e diminuindo as chances de chuva. A tendência é de um repique do frio já na sexta-feira (28). Será a chegada da terceira massa de ar frio

meteorologista Amanda Souza, do Meteored

Vale ressaltar que, segundo a meteorologista, “por enquanto o frio mais intenso do inverno fica concentrado sobre o Sul do Brasil e não há riscos de geadas no Sudeste e no Centro-Oeste. Porém, a temperatura tende a cair em partes dessas regiões ao longo da semana, diminuindo pelo menos a sensação de calor fora de época”.

Como fica Ribeirão Preto?

A semana deve começar sem muitas novidades em Ribeirão Preto. Os termômetros variam entre 15ºC e 33ºC, entretanto, existe um alerta para mudança brusca de temperatura da Climatempo.

De acordo com a meteorologia, existe a possibilidade dos termômetros registrarem temperaturas abaixo de 7ºC nos últimos dias de junho.


SAIBA MAIS

Veja quando começam as inscrições para concurso público do HC de Ribeirão Preto

 

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

TikTok lança ferramenta de IA para criar influenciadores digitais





Source link

Leave a Reply