Aniversário de Ribeirão: Saiba quais são as empresas mais antigas da cidade

Author:


Ao chegar aos 168 anos, Ribeirão Preto tem no comércio um fato para se orgulhar: empresas que atravessam gerações de famílias e mantêm suas atividades há décadas, algumas das quais centenárias.

O economista José Rita Moreira diz que, historicamente, a cidade foi eleita na região como o centro de serviços e comércio.

“A região escolheu Ribeirão para fazer os seus negócios. Chegamos a ser a primeira praça do Brasil em compensação de cheques. Como as pessoas estavam aqui, também se aproveitavam do comércio local. E, nesta oportunidade, o comércio foi se expandindo, shoppings surgiram e a cidade acabou virando um grande centro”

José Rita Moreira, economista

Dados do Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB), da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), mostram que a cidade possui atualmente 124.369 empresas ativas.

A presidente da Acirp, Sandra Brandani, destaca que aproximadamente 60 mil moradores de cidades vizinhas trabalham ou estudam em Ribeirão.

“Serviços de educação e saúde tornam nossa economia muito dinâmica, afinal temos 22 instituições de ensino superior muitas vezes integradas com nossa ampla rede de hospitais, clínicas e laboratórios públicos e privados. Tudo isso somado, aquece o comércio varejista, bem como setores de restaurantes e hotéis e até mesmo de logística. E é esse conjunto que permite que tenhamos um comércio forte”

Sandra Brandani, presidente da Acirp

Casa Chiariello em Ribeirão Preto
A Casa Chiariello foi fundada em 1933 – Fotos: Arquivo pessoal

Entre as mais de 124 mil empresas em atividade no comércio de Ribeirão, duas delas constroem suas histórias há mais de 50 anos na cidade.

A Casa Chiariello, na esquina das ruas Saldanha Marinho e São Sebastião, completa 91 anos em 2024. Sua atividade teve início em 1933 com o italiano Vito Antônio Chiariello

“O primeiro endereço foi na rua José Bonifácio e lá, inicialmente, trabalhava com louças, pias e materiais para construção civil. Mais tarde, a loja mudou para o endereço atual, quando o comando passou para a segunda geração da família Chiariello”, conta Mário Santos, gerente da Casa Chiariello.

O filho de Vito, Mário Chiariello, deu início a uma nova fase e passou a oferecer novos produtos, como ferramentas para utilização nas lavouras de café.

Já na década de 1980, assume a terceira geração da família e novamente há uma atualização na oferta de produtos.

“Os dois filhos de Mário, José Mário e José Eduardo, deram uma mudada no mix de produtos visando as usinas e começaram a implementar as máquinas elétricas”, diz o gerente.

Com toda a sua tradição, a empresa também passou a investir em vendas on-line para acompanhar a dinâmica do comércio e o gerente afirma que há até planos para atuar no setor atacadista.

Boutique do Dirceu e Dirceu Milani
O comerciante Dirceu Milani, que está com 90 anos, fundou loja que leva seu nome há 55 anos – Fotos: Arquivo pessoal

200 calças vendidas em um só dia

Outra empresa tradicional, que está no comércio de Ribeirão Preto desde 1969, é a Boutique Dirceu.

 

Hoje, são duas lojas na rua General Osório, que levam o nome do fundador, Dirceu Milani, de 90 anos.

Atualmente, porém, quem comanda o negócio iniciado pelo pai há 55 anos é o filho Alcemir Milani, o Nenê, com a ajuda da sobrinha Rafaela Gomes Milani.

A loja iniciou suas atividades no varejo com roupas na rua Paraíba, no bairro Campos Elíseos.

Nenê lembra que em 1970 foram vendidas 200 calças jeans de uma marca famosa em um só dia.

Segundo o comerciante, à época estava “na moda” desbotar o produto antes de usar, por isso vendeu tanto.

Já em 1979, Nenê conta que a loja mudou o ramo e passou a comercializar relógios, perfumes e presentes em geral. A segunda unidade foi inaugurada em 1992.

“Viver do comércio é um desafio, pois a concorrência tem aumentado a cada ano, também tem a internet, mas temos que nos adaptar e estamos aqui até hoje. Trabalhar no comércio também é prazeroso, pois minha família ama o que faz”, avalia o comerciante.

Veja empresas centenárias de Ribeirão Preto:

  • Companhia Paulista de Força e Luz – Desde 1895 (incorporada à CPFL em 1947)
  • Grupo Santa Emília – Desde 1903
  • Colégio Santa Úrsula – Desde 1912
  • Colégio Auxiliadora – Desde 1918
  • Funerária Nicácio – Desde 1918

Fonte: Acirp – Empresas e Entidades Centenárias, 2018

SAIBA MAIS
Veja a lista de festas juninas de Ribeirão Preto e região no Rota do Arraiá

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Acirp completa 120 anos com programação especial ao longo de 2024





Source link

Leave a Reply