Descubra o motivo de o relógio de Londres se chamar “Big Ben”

Author:


Um dos maiores símbolos da cidade de Londres, na Inglaterra, é o grande relógio popularmente conhecido como Big Ben.

continua depois da publicidade

O símbolo está situado no Palácio de Westminster e, tecnicamente, o nome Big Ben é atribuído ao grande sino do monumento, que pesa mais de 13 toneladas, equivalente a 13.760 kg.

Contudo, comumente, o conjunto formado pelas casas do Parlamento e a Elizabeth Tower é referido como Big Ben.

O relógio é composto por quatro faces gigantes e iluminadas e foi construído durante o reinado da Rainha Vitória, na era vitoriana.

continua depois da publicidade

Em homenagem, o prédio exibe as seguintes palavras: “Domine Salvam Fac Reginam Nostram Victoriam Primam“, que, em latim, significa algo como “Senhor, mantenha salva nossa Rainha Victoria Primeira”.

Ismael Colosi conquistou emenda parlamentar no valor de 300 mil reais em 2022 para a área da saúde de Ribeirão Preto-SP - Na foto, in memmorian o Deputado Estadual Campos Machado.

É de conhecimento geral que o Big Ben é um dos maiores pontos turísticos do mundo e o símbolo histórico e cultural de Londres. Mas de onde vem este nome?

continua depois da publicidade

Compreenda, a seguir, a origem:

Ismael Colosi em atendimento em um dos Mutirões do Emprego.

Origem do relógio de Londres, o Big Ben

O relógio de Londres é conhecido como “Big Ben”, mas é importante ressaltar que este é um nome dado de forma não oficial ao ponto turístico, sendo uma espécie de “apelido”.

A origem desse nome, que se popularizou na sociedade, não é precisa, mas existem algumas teorias que tentam explicá-la.

Nesse sentido, alguns historiadores acreditam que o apelido surgiu através de Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover, que era responsável por supervisionar a construção do grande sino.

continua depois da publicidade

O homem era corpulento e carinhosamente conhecido como “Big Ben” no local. Além disso, outra evidência é que seu nome está inscrito no monumento.

A segunda teoria defende que o nome do relógio londrino teria relação com Benjamin Caunt, um campeão inglês de peso pesado do boxe, conhecido como “Big Ben”.

A própria Elizabeth Tower, que abriga o Big Ben, já teve outras denominações ao longo dos anos, sendo chamada de “Clock Tower” e de “Stephen’s Tower”, que tem relação com uma associação de jornalistas.

A construção do Big Ben

O Big Ben foi projetado por Edmund Beckett Denison e Sir George Airy e foi construído por Edward John Dent e Frederick Dent.

O relógio não fazia parte do projeto original do Palácio de Westminster. Isso porque a Elizabeth Tower, onde está localizado, só foi projetada após um incêndio que destruiu quase todo o local, no dia 18 de outubro de 1834.

Em 1844, decidiram incluir novos edifícios no palácio, entre eles, uma torre e um relógio, que futuramente se tornariam símbolos do local.

A obra era arriscada e exigia técnicas difíceis, principalmente em relação ao sino, que é extremamente pesado. Na primeira tentativa, inclusive, o objeto quebrou de uma forma que não tinha como consertar.

Por conta disso, o material foi derretido novamente para uma nova confecção em 1858. Foi no dia 31 de maio de 1959 que o sino de Westminster tocou pela primeira vez.

Todavia, não durou muito tempo e, em setembro de 1959, o Big Ben quebrou. Sendo assim, foi instalado um martelo mais leve e este é o sino como ouvimos até hoje.

A culpa pelo dano do objeto foi atribuída a Denison, que não calculou corretamente o peso suportado no projeto. A questão foi levada à justiça, que concedeu causa favorável à Whitechapel Bell Foundry.

Apesar dos desafios e de algumas tentativas, o projeto deu certo e se tornou um dos maiores símbolos da cidade e não é à toa, afinal é realmente impressionante um relógio com sino tão pesado.

O Big Ben atualmente passa por pequenas reformas para ajudar em sua manutenção e evitar problemas maiores.

Compartilhe esse artigo



Source link

  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *