Governo poderá aprovar um novo auxílio emergencial em 2024

Author:


O Governo Federal está estudando modelos de ajuda financeira para os moradores do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social em decorrência das chuvas e enchentes. Entre as alternativas, está a criação de um novo auxílio emergencial

continua depois da publicidade

Apesar disso, existem outras duas possibilidades distintas, mas todas têm como principal objetivo auxiliar as famílias na recuperação econômica e proteção social durante este período. Outras ações de assistência social já foram confirmadas. Entenda mais a seguir.

Como vai funcionar o novo auxílio emergencial?

No momento, a proposta ainda está em desenvolvimento e depende da formalização, seja por meio de Medida Provisória ou aprovação no Congresso Nacional em regime de urgência. A ideia é que esse novo auxílio seja similar ao seguro-desemprego.

Há também um diálogo de ser uma versão reformulada do Auxílio Emergencial concedido aos cidadãos em 2021, durante a pandemia do coronavírus. Portanto, se trata de um auxílio com valor e prazos definidos, mas ainda não existem detalhes específicos.

continua depois da publicidade

Apesar disso, este auxílio pode ser prorrogado às famílias gaúchas caso seja identificado a necessidade. Além desse mecanismo, o governo está estudando aumentar o valor das parcelas do Bolsa Família para os cidadãos beneficiários no Rio Grande do Sul.

Há também a previsão de incluir quem não está no programa por um tempo pré-determinado a fim de ampliar a cobertura do benefício. Já a terceira opção de política de auxílio financeiro alia as duas primeiras em um sistema híbrido.

Ou seja, prevê o pagamento do novo auxílio emergencial para quem não faz parte do Bolsa Família, mas também uma quantia adicional para os beneficiários do programa. Contudo, existem restrições fiscais que dificultam a implementação dessas políticas.

continua depois da publicidade

Segundo apuração do Valor Econômico, a equipe econômica do governo está buscando uma solução diante desse cenário. Sobretudo, o orçamento previsto para este ano é o principal fator a ser considerado na criação de um novo auxílio. 

Quais são as outras medidas previstas no pacote de ajuda do governo?

Neste mês, o Governo Federal decidiu pela liberação de duas parcelas extras do seguro-desemprego. Essa medida é válida tanto para quem recebe até cinco parcelas do benefício quanto para quem recebe somente três.

 

continua depois da publicidade

Além disso, serão antecipadas as parcelas de maio até agosto do abono PIS/Pasep. Com isso, trabalhadores da iniciativa privada em regime CLT e servidores públicos elegíveis ao abono salarial receberão os valores mais cedo.

No mais, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) irá antecipar o calendário do Bolsa Família e suspender as ações de revisão ou averiguação cadastral até dezembro deste ano. A ação é válida para dois meses, incluindo maio e junho.

A antecipação também inclui o Auxílio Gás dos Brasileiros. Todos os cidadãos nessa região serão incluídos como prioridade na restituição do Imposto de Renda desse ano, com calendário iniciando no próximo dia 31 de maio. 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também irá liberar o Saque Calamidade para as famílias atingidas pelas enchentes no Sul. Ao todo, são até R$ 6,2 mil disponíveis para retirada dentro dessa modalidade emergencial. 

Essas e outras medidas estão previstas na Medida Provisória nº 1216/24, assinada pelo Governo Federal na última semana. Em todos os casos, a subvenção econômica é destinada às famílias afetadas pelos eventos climáticos extremos no Sul. 

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply