Se a Terra gira para o Leste, por que não é mais rápido voar para o Oeste?

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Existem alguns questionamentos que parecem deixar muitos com uma pulga atrás da orelha por um bom tempo.

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Tais dúvidas são aparentemente simples, mas estão fundamentadas no mundo da Ciência, o que faz com que suas respostas não sejam de conhecimento geral.

Alguns exemplos são a clássica explicação para o motivo do céu ser azul, para o mar ter ondas e até mesmo para a Terra girar.

Nesse sentido, qualquer pessoa seria capaz de explicar o movimento que o planeta faz, mas nem todas poderiam desvendar o motivo de, ao voar na direção oposta do giro da Terra, por exemplo, a viagem não se tornar mais curta. 

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E é desse ponto que surge outro questionamento: se a Terra gira para o Leste, por que não seria mais rápido voar para o Oeste? Qual seria a lógica por trás dessa explicação? Entenda melhor abaixo.

Por que não é mais rápido voar na direção oposta do giro da Terra?

A dúvida apresentada nessa matéria já foi até mesmo pauta para argumentação dos “terraplanistas”, comunidade que acredita que a Terra é plana.

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Imagine a seguinte situação: um avião está voando de Leste para Oeste em uma velocidade de 480 km/h. A Terra, por sua vez, gira de Oeste para Leste em uma velocidade de 2.250 km/h abaixo do avião.

O que explicaria o fato do avião não chegar em seu destino 2.250 km/h mais rápido? E por que a viagem de retorno não é mais longa ou menor?

Por incrível que pareça, a resolução para o problema da distância dessa viagem é justamente o oposto: seria mais rápido chegar onde é necessário ao acompanhar o movimento de rotação planetário, ao invés de ir contra ele.

 

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O que acontece é que, embora o avião não esteja colado na superfície enquanto a Terra gira, ele ainda está na atmosfera terrestre, e sofre os mesmos efeitos da gravidade.

Desse modo, viajar contra a rotação do planeta pode até causar a ilusão de que o avião está indo mais rápido, mas ao mesmo tempo em que ele está indo, existe uma força que o trás de volta.

Explicação científica

Antes de mais nada, é preciso entender que a Terra gira a cerca de 1.600 km/h. Já a velocidade de um avião comum é de 925 km/h.

Isso significa que, ao viajar para Oeste, ele também continua viajando simultaneamente para Leste com o planeta, mas mais lentamente, em uma velocidade de 675 km/h.

Esse fator justifica o motivo dos voos que vão contra a rotação chegarem em seus destinos. É um efeito parecido com o de subir uma escada rolante que está descendo.

Você certamente vai chegar lá, visto que está exercendo a força necessária, mas ainda irá demorar mais do que ao usar a escada que está subindo.

Também é importante considerar outros fatores, como as correntes de jato, que são grandes túneis de ar formados com o encontro do ar frio e do ar quente.

Essas correntes também têm direção e velocidade definidas: no Hemisfério Norte, por exemplo, elas viajam no mesmo sentido da Terra, em uma velocidade entre 130 e 225 km/h.

Um avião que está seguindo na mesma direção das correntes de jato será impulsionado por elas. Contudo, quando o contrário acontece, elas atuam como uma força de retenção, o que diminui a eficiência do voo.

E é por isso que acompanhar a Terra no sentido do giro é mais rápido do que fazer o contrário. Essa atividade também faz com que as empresas de aviação economizem combustível e dinheiro.

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