
Uma nova onda de calor começou a afetar os estados do estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, nesta segunda-feira (11).
De acordo com a plataforma MetSul Meteorologia, os últimos dias do verão serão de temperatura muito acima da média em parte do país, com os termômetros chegando em até 10ºC acima do normal – vale lembrar que o verão termina no dia 20 de março.
Interior de São Paulo
No interior de São Paulo, a temperatura se eleva gradualmente nos próximos dias e partir desta quarta-feira (13), os termômetros podem se aproximar dos 40ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta de perigo para onda de calor no interior do estado, até às 18h de sexta-feira (15).
O comunicado é classificado na cor laranja e ocupa o segundo lugar em uma escala de até três níveis. Clique aqui e veja a lista das cidades com alerta de perigo no interior de SP.
E Ribeirão Preto?
Ribeirão Preto é uma das cidades que está no alerta do Inmet. Além disso, a Defesa Civil do município também emitiu um alerta sobre a situação no município.
As temperaturas na cidade poderão atingir 37°C, porém, pode ocorrer o aumento na sensação térmica e causando riscos à população que precisará cuidados preventivos.
Segundo a Prefeitura de Ribeirão Preto, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estarão com equipe de prontidão para atender possíveis focos de incêndio, já que a combinação do tempo seco e rajadas de ventos aumentam as chances de incêndios em áreas de vegetação urbana e rural.
Como se proteger da onda de calor?
Neste período de onda de calor, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco. Por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde.
Outra orientação da Defesa Civil é de que a população evite realizar atividades físicas externas no período das 11h às 17h, evitando o choque de calor.
Também é indicado que as pessoas usem roupas leves, prefiram uma alimentação com frutas e verduras, umidifiquem ambientes fechados e façam o uso do protetor solar.
Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro fisiológico nas vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório
Defesa Civil de Ribeirão Preto
SAIBA MAIS
Com onda de calor, interior de SP ainda pode ter chuva; Veja previsão para 5 dias em Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Que novela vai passar depois de “Paraíso Tropical”?