Família Mestriner doa obras a RP

Author:


A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, realizou na sexta-feira, 8 de março, no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, a cerimônia de entrega de duas obras da artista plástica Odilla Mestriner que serão expostas no prédio do governo municipal e no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede da na Câmara de Vereadores.  
 
A obra “Visão do Interior III”, que ficará na prefeitura de Ribeirão Preto, e a tela “Espantalhos Poluídos II”, que será exposta na Câmara Municipal, foram cedidas a termo de empréstimo pelo Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Marp) para que fiquem nos prédios públicos por tempo indeterminado. 
 
O prefeito Duarte Nogueira agradeceu a doação das obras para o Marp e o empréstimo para exibição nos prédios públicos, enaltecendo que essa é uma das formas de expor a arte e valorizar a cultura. “Cuidar da cultura é cuidar da qualidade de vida, cuidar da prosperidade, de um mundo mais pacífico e menos conflituoso e é o que a gente vem fazendo todos os dias na nossa administração”, avalia. 
 
Agradecemos a grandiosidade da doação, em todos os sentidos da palavra. A obra de arte é uma doação do artista e contribui para a formação social, mas neste encontro temos mais pessoas envolvidas na difusão da obra de arte como veículo educativo, de construção do pensamento crítico”, diz Pedro Leão. 
 
Odilla Mestriner é uma das expoentes das artes plásticas de Ribeirão e merece ser contemplada nos prédios que representam a casa do povo ribeirão-pretano”, emenda o secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto sobre a artista.  
 
Segundo a presidente do Instituto Odilla Mestriner, Maria Luiza Mestriner, a artista sempre comentava que suas obras representam muito a cidade de Ribeirão Preto e que merece receber e expô-las, de forma que dialogam com a história e memória da cidade.  
 
“É um prazer enorme que o instituto ceda as duas obras da Odilla, que são uma representação significativa e valorativa da cultura ribeirão-pretana, assim como a própria Odilla dizia, que sua arte era essencialmente ribeirão-pretana”, conta. 
 
Além do pfefeito Duarte Nogueira, do secretário Pedro Leão e da presidente do instituto, Maria Luiza Mestriner, também participaram da solenidade  o colecionador Pedro Sérgio Fabrino Ribeiro e o vereador Alessandro Maraca, representando a Câmara. 
 
Tour Virtual 3D do MarpNa ocasião, foi apresentado o Tour Virtual 3D do Marp, uma doação feita pelo empresário Sérgio Fabrino Ribeiro, com coleta de imagens da exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”, que foi realizada em 2023, em comemoração aos 30 anos do Museu de Arte de Ribeirão Preto, com curadoria da exposição de Nilton Campos e texto do catálogo de Tadeu Chiarelli. 
 
A ferramenta, que está disponível no site da Secretaria da Cultura e Turismo, irá permitir a visitação virtual do prédio do Marp, colaborando para a abrangência de público do museu e permitindo que o Museu de Arte de Ribeirão Preto possa ser conhecido e visitado por mais pessoas. 
 
50 anos de arte – A ribeirão-pretana Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.  
 
Ao longo de 50 anos de carreira nas artes, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York. 
 
Hoje, além das obras que fazem parte da coleção de Ribeiro & Ruiz, sua arte está nos principais museus do país, entre eles Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte de Ribeirão Preto. 
 





Source link

Leave a Reply