Nesta quinta-feira (29), um homem foi preso temporariamente em Sertãozinho, cidade na região de Ribeirão Preto, por suspeita de integrar uma quadrilha especializada em aplicar o golpe do falso sequestro, com extorsão das vítimas mediante a entrega de joias.
O grupo é suspeito de aplicar três golpes entre o final de 2023 e o começo deste ano, sendo dois em Ribeirão e um em Sertãozinho.
O homem é apontado pela polícia por buscar as joias na casa das vítimas. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, onde foram encontradas joias e bijuterias.
Ele foi levado para Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto, onde prestou depoimento e foi liberado logo em seguida.
Como era o golpe praticado?
De acordo com o delegado Targino Osório, uma pessoa da quadrilha entrava em contato com a vítima e afirmava que um familiar dela havia sido sequestrado. A partir daí, os criminosos exigiam joias para que nenhum mal fosse feito ao suposto parente sequestrado.
Depois das ameaças serem realizadas, um homem ia até a residência das vítimas para buscar os objetos.
Onde os golpes foram aplicados?
O caso mais recente do golpe aconteceu em Ribeirão Preto, na madrugada da terça-feira (27). Uma idosa de 69 anos recebeu uma ligação informando que o filho dela havia sido sequestrado.
O pedido foi atendido pela idosa. Ela conta que logo depois da ligação, desceu até a frente do apartamento onde mora em Ribeirão e entregou o que tinha. As relíquias de uma vida foram levadas por um homem ainda não identificado.
Em outro caso, a filha de uma das vítimas do crime conta que a mãe, de 83 anos, perdeu quase R$ 80 mil em brincos, colares e relógios.
O que diz a polícia?
Em entrevista a EPTV, o delegado Targino Osório disse que o homem identificado pode estar envolvido em golpes aplicados em Bonfim Paulista e Sertãozinho.
Ainda de acordo com o delegado, o homem diz que alguém ligou para ele e pediu para que o mesmo fosse buscar as joias. “Nós estamos achando um pouco estranho. Vamos agora apurar o Celular dele para verificar”, completou Targino Osório.
A população pode ajudar nas investigações?
Para ajudar nas investigações, quem foi vítima desse golpe pode ligar para a DIG de Ribeirão Preto. A denúncia tem a garantia de ser sigilosa e pode ser feita pelo telefone (16) 99181-760.
SAIBA MAIS
Atos de 8 de janeiro: STF forma maioria para condenar morador de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Por que Isabelle Drummond está sendo processada?