O monumento do relógio, localizado na praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, passou por limpeza e ajustes neste início de ano. A empresa contratada para a execução do serviço removeu os três mecanismos do pedestal e também o equipamento de regulagem, instalado no subsolo do Theatro Pedro II. Foram doze horas de trabalho minucioso para deixar o monumento impecável e em funcionamento.
Além dos ajustes dos três lados do relógio, também foi realizada limpeza do pedestal, com a retirada de pichações e adesivos. O atual mecanismo do relógio foi instalado 1976. Com 48 anos, o equipamento é de tecnologia nacional, mecanismo movido a quartzo, com mais precisão e com maior autonomia. O mecanismo antigo era sistema de pêndulo, que sofria com a variação.
De acordo com o Danilo Massaro, representante da empresa responsável pela manutenção, o equipamento recebeu a revisão completa dos mecanismos secundários, instalados no pedestal e na regulagem, lubrificação, limpeza e ajuste de folgas causados pelo desgaste natural. Também foram trocados isolantes elétricos e magnéticos que são usados nos mecanismos, e por fim na montagem foi realizada a limpeza do pedestal removendo as pichações e adesivos indesejáveis.
Danilo Massaro ressalta que “todo processo supracitado, não só é um serviço extremamente técnico e de precisão, mas também criterioso, por se tratar de um trabalho em altura e com dificuldade de acesso aos mecanismos”, explica. A ideia de construir um relógio no centro da cidade surgiu no final de 1938, como parte do plano de embelezamento da cidade.
A Associação Comercial e Industrial atendeu uma sugestão de Gilberto Nóbrega de construir na praça XV de Novembro. O processo de aquisição e estudos estão sob a guarda do Arquivo Público e Histórico. Contém os croquis de várias propostas de relógios, orçamentos e todo o andamento de aquisição do relógio elétrico. A Comissão pró-relógio elétrico contava com Gilberto Nóbrega, como presidente e Umberto Salomone, tesoureiro.
Marco de referência histórica e geográfica, localiza-se na região central de Ribeirão Preto. A praça, inaugurada em 1890, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) no dia 13 de março de 1985, junto com o Quarteirão Paulista.