IPCA-15 avança 0,31% e mostra desaceleração na inflação; veja como buscar lucros na renda fixa e na bolsa brasileira agora

Author:


O IBGE divulgou, na manhã desta sexta-feira (26), o IPCA-15 de janeiro. A prévia da inflação do mês registrou alta de 0,31%, abaixo do que o consenso do mercado estimava. Para ter ideia, as expectativas eram de que o índice subiria 0,47% no mês – 0,16 p.p acima do registrado.

A variação do IPCA-15 foi de 4,47% nos últimos 12 meses, dentro do teto da meta de inflação para 2024. Mas a importância de acompanhar as divulgações dos dados de inflação vai muito além de saber a variação dos preços e o impacto sobre o poder de compra dos brasileiros.

O índice também é um indicador importante quando se trata de investimentos. A partir dele, é possível identificar oportunidades do mercado para buscar ganhar mais dinheiro. Explico…

Existem investimentos de baixo risco que geram lucros acima da inflação

Na renda fixa, que é uma classe com bem menos risco quando comparada a ativos como as ações, fundos imobiliários e criptomoedas, é possível encontrar ativos que remuneram os investidores com base na inflação.

Por exemplo, o Tesouro IPCA+ – um dos títulos do Tesouro Direto, em que o investidor empresta dinheiro para o país – paga o equivalente à inflação, além de um percentual extra. Veja:

Fonte: Tesouro Direto

Para ter ideia do potencial desses títulos, Investimentos de renda fixa atrelados ao IPCA estão entre os favoritos do mercado no cenário macroeconômico atual. Isso porque, embora esteja havendo uma desaceleração do índice agora, o Brasil costuma ter inflação alta. 

Comprando os títulos agora, enquanto os prêmios reais estão altos, há uma oportunidade de buscar lucros bem atrativos acima da inflação no longo prazo.

Desaceleração da inflação favorece a renda variável – hora de investir?

Além de entender as oportunidades da renda fixa, ficar de olho na desaceleração do IPCA também pode ser um sinal positivo para investidores que topam um pouco mais de risco na renda variável.

A queda na inflação fortalece a tese de corte na taxa básica de juros, a Selic. A expectativa do mercado é de que, até o fim do ano, os juros brasileiros cheguem a 9% ao ano.

Com os cortes da Selic, os títulos de renda fixa pós-fixados – como o Tesouro Selic e CDBs que rendem 100% do CDI – diminuem a rentabilidade.

Isso faz com que o mercado, que antes ganhava mais de dois dígitos em ativos extremamente seguros, tenha que recorrer a ativos de maior risco, como as ações, em busca de retornos mais promissores.

Não é à toa que, em ciclos passados de queda da taxa básica, o Ibovespa – principal índice de ações da bolsa brasileira – tenha entregado valorizações atrativas. Veja:

É claro que retornos passados não garantem lucros futuros. Mas há a expectativa de que agora, com a inflação desacelerando e, consequentemente, mais quedas da Selic por vir, as ações da bolsa brasileira tenham uma performance bem positiva.

E quem souber aproveitar pode embolsar retornos “gordos”. Mas, afinal, como montar uma boa carteira de investimentos para buscar lucros agora? Como dito anteriormente, é possível se beneficiar tanto na renda fixa quanto na renda variável com a desaceleração da inflação.

Para isso, é preciso aprender a identificar as oportunidades do mercado e saber selecionar os ativos mais promissores do cenário atual.

Foi pensando nisso que a Empiricus Research, uma das maiores casas de análise financeira do Brasil, criou o curso “Jornada da Liberdade Financeira”. São 25 aulas que explicam cada classe de ativos e como montar uma carteira de ativos diversificada entre renda fixa e variável:

25 aulas totalmente gratuitas para te ensinar a buscar turbinar o patrimônio

Este curso ensina desde o básico até o mais avançado sobre finanças e investimentos. Por isso, é indicado tanto para investidores iniciantes quanto para aqueles que já têm experiência no mercado e querem buscar aumentar a rentabilidade da carteira com mais conhecimento.

Nestas 25 aulas gratuitas, é possível aprender

  • Como organizar o orçamento;
  • A importância dos investimentos ao longo do tempo;
  • Como funciona a renda fixa, as ações e os fundos de investimentos; e
  • Um passo a passo de como criar um bom portfólio.

Veja bem: você não tem absolutamente nada a perder. O material é 100% gratuito e o conhecimento adquirido neste curso pode te gerar bons lucros em qualquer cenário econômico.

Para acessar os conteúdos, basta acessar este link ou clicar no botão abaixo. São poucos cliques que podem mudar de vez sua vida financeira:



Source link

Leave a Reply