A pesquisadora Fabiana Corsi Zuelli, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP (Universidade de São Paulo), é a primeira brasileira a vencer o prêmio USERN Prize na categoria Ciências Médicas.
Conforme a FMRP-USP, a premiação é realizada de forma anual e reconhece cientistas com menos de 40 anos que atuam em cinco grandes áreas: Ciências Formais, Físico-Químicas, Biológicas, Médicas e Sociais.
Doutora em Neurologia e Neurociências, Fabiana foi premiada por suas pesquisas sobre os mecanismos imunológicos nas psicoses, com potencial para intervenções terapêuticas personalizadas.
Em 2024, o prêmio USERN Prize recebeu mais de 90 mil indicações, das quais apenas 249 chegaram à etapa final.
Carreira
Durante sua formação, Fabiana conduziu pesquisas de mestrado e doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Cristina Marta Del-Ben, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Seu trabalho integra o consórcio europeu EUGEI, que investiga interações entre genes e ambiente em transtornos psicóticos. Entre os achados, Fabiana explorou a relação entre mediadores inflamatórios e fatores de risco como traumas na infância e consumo de cannabis.
A pesquisadora também colaborou com um ensaio clínico no Reino Unido, financiado pela UK Research and Innovation, que avalia o uso do anticorpo monoclonal tocilizumabe como terapia adjuvante em pacientes com psicose de início recente e inflamação de baixo grau.
De acordo com a FMRP-USP, em 2025, Fabiana iniciará seu pós-doutorado na Universidade de Oxford, investigando mecanismos celulares imunológicos relacionados às psicoses – clique aqui e conheça mais sobre a carreira de Fabiana.
*Com informações de Eduardo Nazaré, da Assessoria de Comunicação da FMRP-USP
SAIBA MAIS
Ecopontos passam a receber óleo vegetal em Ribeirão; Veja como realizar o descarte
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem é a influenciadora que pode ter ligação com a história de Rubens Paiva?