A Gupy, HR Tech líder no segmento de recrutamento via inteligência artificial, lançou, na noite desta segunda-feira, 22, em um evento interno, um posicionamento para o uso ético da IA. O compromisso, estendido ao mercado e profissionais de RH, responsáveis pelos processos seletivos, é fundamentado em cinco pilares: diversidade na equipe de tecnologia, inclusão e justiça, transparência, privacidade e segurança e responsabilidade.
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De forma prática, a Gupy está implementando um Comitê de Ética e Compliance no Produto, para assegurar a responsabilidade ética no uso de Inteligência Artificial. Além disso, passa a detalhar as principais funcionalidades que utilizam IA na plataforma e seu funcionamento, como a ordenação de milhares currículos recebidos, parser (análise sintática) para preenchimento de CV com maior agilidade, sugestão de escrita de vagas para o RH, dentre outras.
Em 2023, a Gupy investiu R$90 milhões em tecnologia e IA e esse ano pretende manter o ritmo de aceleração. No ano passado, as vagas abertas na plataforma de Recrutamento & Seleção da empresa receberam cerca de 3 milhões de inscrições a mais do que em 2022. Junto com um aumento de 12% no processamento de currículos feitos pela Inteligência Artificial, a Gupy afirma que também aprimorou o seu algoritmo, que agora está 20% mais eficiente na assertividade de pessoas contratadas pelas empresas.
“Diante das dúvidas do mercado sobre como a IA agrega valor em processos críticos, como a contratação de pessoas, a Gupy destaca a transformação positiva no cenário de RH desde o surgimento de novas tecnologias. Ao relembrar, por exemplo, como funcionava um processo seletivo há alguns anos, com pilhas de currículos impressos, muitos dos quais não eram sequer considerados, vemos a importância do papel da Gupy IA em organizar eficientemente o perfil das pessoas candidatas a uma vaga, proporcionando uma chance justa àqueles que antes passavam despercebidos”, explica Mariana Dias, cofundadora e CEO da Gupy.
Impactos para uma melhor experiência da pessoa candidata
A empresa também está dedicando esforços para alcançar os candidatos que usam a plataforma. O Manifesto para Pessoas candidatas, lançado pela empresa e disponível a todo o mercado pelo site, destaca 24 compromissos que incluem o desenvolvimento de indicadores de boas práticas para orientar os clientes (empresas) nas melhorias em recrutamento e seleção , a atuação para reduzir a incidência de perguntas com potencial discriminatório nos processos seletivos e análises do mercado de trabalho para melhorar a experiência das pessoas candidatas, entre outras ações.
Esta é a segunda vez que a empresa se propõe a atingir objetivos práticos, com prazo determinado. Em 2021, lançou o Manifesto de Contratações Diversas e Inclusivas, com metas como chegar a 50% de mulheres na liderança e em todos os níveis da empresa e 30% das suas contratações serem de pessoas negras, até 2024.