A Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto abriu o período de agendamento para escolas públicas e particulares interessadas em participar de visitas guiadas ao Legislativo por meio do Programa Câmara na Escola, criado há 15 anos.
O programa ensina, por meio de visitas monitoradas de estudantes, como a cidade de Ribeirão Preto foi formada, a história de personagens importantes para o município, além da diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Podem participar desde alunos do ensino fundamental até COM nível superior
No ano passado, o programa recebeu 33 escolas, totalizando 2.392 estudantes nas visitas monitoradas e nas palestras realizadas. Foram 83 passeios guiados em que os alunos aprenderam sobre a história do Legislativo através de painéis que ilustram fatos históricos e curiosidades da cidade e palestras que explicam de forma didática o funcionamento da Câmara.
Segundo a professora de Geografia, Regiane Rangel, “O Câmara na Escola, possibilita aos estudantes uma vivência única, ao entenderem a importância de acompanhar as ações do Poder Legislativo, estimula o interesse sobre conhecer melhor a história da nossa cidade, além de despertar um olhar com mais encanto para os estudos”
Engajado para que todos, sem distinção, possam usufruir de informações e conhecimento, o programa recebeu com sucesso os alunos do Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi. Também foi destaque a aula ministrada após as palestras aos alunos do Senac, que estudaram atas secretas do período da ditadura militar.
Para o presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Franco Ferro (PRTB), “a Câmara de Ribeirão Preto sente-se honrada em receber estudantes de todas as escolas do município, contribuindo para que a cidadania seja despertada em cada jovem, incentivando a participação democrática na vida pública. Parabenizo o Programa Câmara na Escola que é eficiente em disseminar a história e o papel do Legislativo Municipal aos estudantes.”
Os estudantes ainda foram recebidos por vereadores que responderam e esclareceram perguntas e dúvidas, além de acolherem sugestões apresentadas pelos estudantes. As escolas interessadas em agendar as vistas podem entrar em contato através do telefone 3607-4160 ou pelo email [email protected].