A Prefeitura de Ribeirão Preto está comprometida em fortalecer a educação municipal, e vem implementando, inclusive ao longo de 2023, projetos que visam proporcionar um ambiente de aprendizado mais eficiente aos estudantes.
As ações abrangem desde a construção de novas escolas até melhorias significativas na infraestrutura e iniciativas pedagógicas.
Dentre os principais destaques deste ano, estão as entregas de 15 unidades escolares, incluindo a EMEF Domingos Adilson Canesin. Ao todo, a previsão é de expandir o sistema educacional com 25 novas escolas até 2024.
Em janeiro de 2024, a Secretaria da Educação prevê inaugurar a primeira escola do ano, a EMEF Professora Doutora Eneida Pereira dos Santos de Aguiar, no Jardim Cristo Redentor.
Todas as salas de aula e áreas administrativas escolares estão recebendo aparelhos de ar-condicionado, com 80% das instalações já concluídas. A previsão é que 100% das escolas tenham a climatização finalizada até janeiro de 2024. Além disso, as unidades também estão sendo equipadas com novos brinquedos, incluindo playgrounds e jogos pedagógicos.
Outro destaque deste ano foram as reformas e ampliações de quatro escolas e a manutenção de 95 unidades.
Foto: Guilherme Sircili/Prefeitura
Confira as demais ações da Secretaria da Educação ao longo de 2023:
Sustentabilidade
Duas instalações de sistema fotovoltaico foram concluídas em 2023, nas escolas EMEF Dercy Célia Seixas Ferrari e Escola de Educação Infantil Dr. Fábio dos Santos Musa. Além disso, um projeto de verdejamento foi implementado em todas as escolas, representando um investimento de R$ 5,5 milhões.
Avaliação Diagnóstica
A avaliação diagnóstica realizada pela VUNESP, foi intensificada para verificar o resultado das ações executadas nos anos anteriores.
Língua Inglesa na Educação Infantil
A língua inglesa foi implantada na educação infantil, promovendo uma abordagem mais abrangente no processo de aprendizado.
Foto: Divulgação
Projeto Hortas Escolares
Um projeto de hortas escolares envolve os alunos no cultivo de produtos usados em oficinas culinárias, contribuindo para a segurança alimentar.
Fluência Leitora
Após um ano e oito meses sem aulas presenciais, a Prefeitura de Ribeirão Preto focou em recuperar a aprendizagem dos estudantes. A avaliação de fluência leitora mostrou que 48% dos alunos dos 2º anos do ensino fundamental são leitores, superando a média estadual de 41%.
Encontros Formativos e Conferência Nacional de Educação
A rede intensificou os encontros formativos presenciais e online com os professores, além de participar da etapa regional da IV Conferência Nacional de Educação (CONAE).
Com essas iniciativas, a Prefeitura de Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a qualidade da educação, buscando criar um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.