Na noite da última quinta-feira (21), durante uma missa de celebração de Natal em Montezuma, município do interior de Minas Gerais, ocorreu o desabamento do teto de uma igreja, onde aproximadamente 300 pessoas estavam reunidas para participar do evento festivo.
Segundo a Defesa Civil, a causa do desabamento foi atribuída aos danos no suporte de madeira da igreja, o qual apresentava precariedade, agravada pela fragilização decorrente de dois dias de chuvas intensas e frequentes na cidade.
De acordo com dados fornecidos pelos socorristas do Corpo de Bombeiros, 80 pessoas ficaram feridas, destas vítimas 72 sofreram lesões leves e escoriações, sendo prontamente atendidos e liberados. Quatro indivíduos, contudo, precisarão retornar ao hospital para a realização de radiografias.
Na manhã desta sexta-feira (22), o Hospital Regional de Janaúba anunciou que as oito vítimas restantes estão sob observação, mantendo um estado de saúde estável.
Após a operação de resgate, os socorristas do Corpo de Bombeiros vistoriaram e isolaram o edifício devido à fragilidade na estrutura de madeira do telhado, que apresenta risco iminente de colapso.
A Defesa Civil e a perícia da Polícia Civil foram acionadas para investigar as circunstâncias do desabamento.
Em um comunicado, a Arquidiocese de Janaúba esclareceu que, no momento do ocorrido, a igreja estava conduzindo a cerimônia da Primeira Eucaristia para 70 jovens.
“Foram acionadas as unidades do Samu e da Polícia Militar, além da Secretaria Municipal de Saúde de Montezuma, que trabalharam prontamente, socorrendo e direcionando todas as vítimas ao atendimento médico”, diz um trecho do comunicado.