Conquistando reconhecimento cada vez maior no cenário estadual, a Cultura de Ribeirão Preto e região metropolitana, acabam de receber uma premiação inédita. Na noite da última terça-feira (12), o Prêmio Governador do Estado 2023 premiou a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto na categoria Incentivo à Leitura. Já o Museu da Cana foi celebrado com o prêmio de Museus e Centros Culturais.
Na cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, Ribeirão Preto foi representada pelo secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão que ressaltou a importância da premiação. “A cultura prova o seu valor a cada dia e a sua importância por transformar o mundo em um lugar melhor. O Prêmio Governador do Estado é um reconhecimento pelo esforço e dedicação dos artistas do setor cultural paulista, e ter iniciativas da nossa região sendo premiadas, nos enche de orgulho”.
Realizado, desde 1950, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo é a mais alta condecoração que valoriza o setor cultural. Para a escolha dos premiados, o processo de escolha é dividido em três etapas. Primeiro, seis comissões compostas por profissionais de reconhecida experiência e conhecimento na área cultural propõem cinco realizações de grande relevância para a cultura, economia e indústrias criativas de São Paulo em 2022 e os respectivos responsáveis por cada uma das dessas realizações nas categorias descritas.
A Presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, falou sobre o evento.” A parceria entre o Governo do Estado e os fazedores culturais desempenha um papel crucial no fortalecimento e na promoção de políticas públicas de cultura. Essa colaboração estratégica cria um ambiente propício para o enriquecimento cultural da sociedade, proporcionando benefícios que vão além do âmbito artístico”, disse ela.
O diretor Gabriel Villela, que foi homenageado no 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, também levou o Prêmio Governador do Estado 2023, pela categoria Teatro pelo espetáculo Ubu Rei, com a Cia Os Geraldos.
“Este é sem dúvida, um estímulo para continuar avançando, e também um convite para inspirar outros a abraçarem a importância da leitura, alimentando mentes, expandindo horizontes e construindo pontes entre as pessoas por meio do poder transformador das palavras”, reforçou Dulce Neves.