O consumo de ovos tem mostrado benefícios significativos não apenas para a saúde em geral, mas também para o processo de emagrecimento.
Carrie Ruxton, doutora em nutrição pela Queen Margaret University, na Escócia, destacou em uma entrevista ao portal britânico Express, as propriedades notáveis dos ovos.
A entrevista foi baseada em sua análise do estudo: “Ovos: saudáveis ou arriscados? Uma revisão das evidências de estudos de alta qualidade sobre ovos de galinha”, publicado pela revista científica Nutrients.
De acordo com Ruxton, os ovos são fundamentais para reduzir o colesterol ruim, fortalecer os ossos, melhorar o sistema imunológico e combater a anemia. Além disso, eles desempenham um papel vital no controle do peso.
A especialista observou que, em média, os britânicos consomem cerca de quatro ovos por semana, uma quantidade consideravelmente menor do que a recomendada, que varia entre sete e 14 ovos semanais.
A ingestão regular de ovos, dentro deste intervalo, contribui positivamente para a dieta, especialmente para aqueles que buscam emagrecer. Ruxton salientou que os ovos são ricos em vitaminas, minerais e proteínas, sendo componentes cruciais de uma dieta balanceada e variada.
Além disso, os ovos ajudam a proteger a massa muscular vital, melhoram a sensação de saciedade após as refeições e, consequentemente, auxiliam no controle do peso.
A nutricionista também apontou que os ovos superam opções de cereais em estudos clínicos, no que se refere ao controle de peso. Ela aconselha consumi-los no café da manhã para reduzir a procura por lanches não saudáveis ao longo do dia.
Ressaltando o alto teor de vitamina D nos ovos, uma das poucas fontes naturais desse nutriente, Ruxton recomenda especialmente seu consumo para pessoas acima dos 50 anos, devido à perda muscular progressiva com a idade.