O Botafogo anunciou na tarde desta quarta-feira (28) o nome do seu novo treinador. Trata-se do português Paulo Gomes, de 48 anos, que tem experiência no futebol europeu e saudita, onde trabalhou nas últimas quatro temporadas.
A negociação foi concretizada no final da tarde da última terça-feira (28) após uma reunião realizada em São Paulo que contou com a presença de Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo Futebol SA, Paulo Pelaipe, diretor de futebol, e Sérgio Dimas, recém-contratado como gerente executivo do clube.
Paulo Gomes, que tem a Licença Pro de treinador da CBF Academy, além do curso de análise de desempenho, terá como auxiliar técnico Alexandre Faganello, que foi auxiliar técnico de Guto Ferreira por 15 temporadas.
Faganello tem no currículo quatro acessos da Série B para a Série A com Ponte Preta (2014), Bahia (2016), Internacional (2017) e Sport (2019).
Além de Faganello, o analista de desempenho português João Pedro Bagão também fará parte da comissão técnica do Mister Paulo Gomes.
Substituição forçada – Paulo Gomes substituirá Marcelo Chamusca, que estava confirmado para a temporada de 2024, mas deixou o clube no início do mês para treinar o Al Faisaly, da Arábia Saudita.
Chamusca chegou ao Pantera no decorrer da temporada para substituir Adilson Batista. Foram 22 jogos, conquistado 26 dos 66 pontos possíveis, terminando a jornada com um aproveitamento de 39,39%. Foram seis vitórias, oito empates e oito derrotas. O auxiliar técnico Flávio Tanajura também deixou o Tricolor.
O trabalho de Chamusca ficou marcado por uma sequência de nove partidas sem vitória na Série B. Naquele momento, o cargo do treinador foi colocado em xeque, mas ele acabou bancado pela diretoria.
Desde a chegada da S/A ao Bota, no meio de 2018, o clube já teve 14 treinadores a frente do time principal. Das cinco temporadas completas que o Botafogo teve sob a gestão de Adalberto Baptista, em apenas uma o time não teve três treinadores. Isso aconteceu em 2022, quando o time teve Leandro Zago e Paulo Baier.