Como Contratar para o Trabalho Remoto (Home Office)

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Como Contratar para o Trabalho Home Office

Contratar bons profissionais é fundamental, mas também extremamente dificil.

Contratar trabalhadores remotos, realizando a entrevista por videochamada, pode parecer ainda mais difícil.

Mas na verdade não é.

Seguindo algumas melhores práticas, é possível montar uma equipe remota altamente motivada e produtiva.

Por isso desenvolvemos esse guia completo, que você poderá utilizar para contratar os melhores profissionais, que farão o seu negócio ser bem sucedido.

Identificando a Necessidade e os Requisitos da Vaga

As vagas podem surgir em duas situações distintas:

    1) Um funcionário sai (ou é demitido) da equipe

    Nesse caso, os requisitos da posição já são razoavelmente conhecidos, o que facilita o processo.

    É importante também revisar o trabalho que vinha sendo feito pelo último funcionário, para entender se é necessário alguma mudança em relação às tarefas e responsabilidades do novo colaborador.

    2) Abre-se uma vaga totalmente nova

    Como Contratar para o Trabalho Remoto - Requisitos

    Caso a vaga seja nova, é necessário reunir a equipe para discutir detalhadamente os requisitos fundamentais, como as qualificações, características e experiência do candidato.

     

    Pergunte-se também se há alguma deficiência em relação às habilidades da equipe que deveria ser resolvida com essa nova contratação.

    Existem modelos que podem ser aplicados para ajudar o recrutador a entender melhor as competências requeridas, como este, por exemplo, da Universidade da California (em inglês).

Planejando o Processo

Definidos os requisitos da vaga, todos os envolvidos no processo precisam alinhar como ele será conduzido, suas etapas, as funções de cada um dos envolvidos, os critérios e seu prazo.

Isso tudo pode ser feito na mesma reunião na qual se identificam as necessidades e os requisitos da posição.

Definindo as etapas

Existem diversos modelos de processo seletivo, utilizando testes online, uma, duas, três ou até mais entrevistas com diferentes pessoas e departamentos da empresa, apresentações e jobs pagos, por exemplo.

Não existe um modelo melhor ou pior, cada um tem suas vantagens e desvantagens, e sua escolha depende principalmente do momento, características e cultura da empresa.

Este artigo contém a descrição dos processos seletivos de diversas empresas importantes que operam de forma remota, contados por elas próprias (em inglês).

Planejamento para Contratação de Vaga Home Office

Planejamento para Contratação de Vaga Remota (Home Office)

Escrevendo a Descrição da Vaga

Muitas pessoas não dão importância a este passo, que é fundamental para atrair os talentos certos para sua vaga.

São duas as principais funções de uma boa Descrição da Vaga:

    1) Fazer com que pessoas competentes apliquem para a vaga

    Para atrair pessoas competentes para a vaga, você tem que pensar como uma delas.

    Esses profissionais têm acesso a diversas oportunidades e com frequência recebem propostas em sites como LinkedIn, por exemplo.

    Muitas vezes sua maior motivação para um trabalho não é um salário maior (apesar que um bom pagamento também é fundamental), mas um propósito, uma equipe competente, uma oportunidade de aprendizado ou mesmo um benefício como a possibilidade de trabalhar remotamente!

    2) Filtrar candidatos desatentos ou desinteressados

    Contratar Vaga Remota (Home Office) - Vídeo de Apresentação

    Exemplo de vídeo de apresentação

    Receber muitas aplicações é importante para você poder escolher o melhor para aquela posição.

    Mas receber centenas de aplicações de pessoas desinteressadas, ou que não tem a competência necessária para a vaga, é perda de tempo.

    Por isso, as empresas utilizam de alguns artifícios para fazer da descrição da vaga o primeiro filtro para os candidatos.

    Pedindo que os candidatos enviem um vídeo de apresentação, ou respondam algumas perguntas, você faz com que pessoas que não estão totalmente interessadas naquela vaga, não apliquem.

    Outra medida interessante é solicitar um detalhe específico, como que o currículo seja enviado em PDF, por exemplo.

    Dessa forma você conseguirá filtrar uma quantidade grande de candidatos desatentos, facilitando o trabalho do recrutador.

Checklist

Checklist Contratação Vaga Remota (Home Office)

Checklist para Contratação de Vaga Remota

Certifique-se de escrever uma descrição que seja não apenas clara, mas apaixonante, e que desde já motive este profissional a trabalhar na sua empresa.

Outro aspecto fundamental é ser claro e preciso em relação aos requisitos do trabalho, e também quais as tarefas serão executadas por aquele profissional.

Deixe claro também os benefícios oferecidos, inclusive o salário.

Poupe seu tempo e o do candidato, e tenha certeza de que os aspectos fundamentais daquela vaga estão bem alinhados entre as partes antes de seguir em frente com o processo seletivo.

Este artigo traz mais algumas informações interessantes sobre como escrever a descrição da vaga.

Onde anunciar

Onde Anunciar Trabalho Home Office

Mundialmente existem diversos sites especializados em vagas remotas, mas no Brasil este é um mercado ainda em seu início.

Portanto, as opções para anunciar as vagas são as mesmas para as vagas normais: LinkedIn, grupos do Facebook, Twitter, Indeed, Infojobs etc.

Agora, se você quer atingir uma audiência extremamente qualificada, e já focada em trabalhar de forma remota (Home Office), anuncie diretamente aqui no Vagas Remotas!

Dessa forma você aumenta significativamente suas chances de trazer um funcionário para fazer a diferença de a favor do seu negócio.

Recebendo as aplicações e filtrando os candidatos

Esta etapa não deve ser difícil se os critérios para a contratação e os requisitos necessários estiverem claros.

Caso tenha utilizado algo na descrição da vaga para verificar o nível de atenção dos candidatos, como pedir que enviem o currículo em PDF, por exemplo, já poderá eliminar uma grande parte das aplicações.

A partir disso, basta se basear nos elementos que foram definidos como caracteristicas importantes do futuro funcionário.

Utilize as informações que você possui a respeito de cada candidato (vídeo, experiência profissional, perguntas específicas, portfólio etc) e selecione para a próxima etapa (muitas vezes uma entrevista por vídeo) apenas aqueles que se encaixam melhor no perfil.

Características importantes do funcionário remoto

Características Importantes do Funcionário Remoto

As características específicas que serão buscadas irão, claro, depender muito da vaga e da cultura da empresa.

Mas existem algumas habilidades básicas, que são fundamentais para o sucesso do projeto.

A falta de qualquer uma delas pode comprometer todo o andamento do trabalho e a dinâmica do grupo, portanto é algo que deve-se observar com bastante atenção.

Nosso artigo com 20 dicas para ser altamente eficiente e produtivo trabalhando em home office vai mais fundo nesse assunto.

    1) Comunicação

    Uma pessoa que se comunica bem torna o projeto mais eficiente, pois as questões são resolvidas mais rapidamente.

    Por exemplo, muitas vezes os problemas são resolvidos por uma troca de emails, que nem sempre são respondidos imediatamente.

    Uma mensagem detalhada e bem escrita fará com que o assunto seja resolvido com menos mensagens, e portanto em menos tempo.

    Além disso, uma comunicação clara e objetiva mantém a equipe mais motivada e coesa.

    2) Organização

    O funcionário que trabalha em home office precisa saber priorizar as tarefas e gerenciar seus horários corretamente, com pouca ou nenhuma supervisão.

    Somente assim conseguirá atingir as metas de prazo e excelência necessárias.

    3) Habilidades técnicas básicas em informática

    O funcionário deve ter um conhecimento mínimo em informática, para ser capaz de manter seu computador e sua conexão com a internet funcionando.

    Também deve saber baixar, instalar e configurar programas.

    4) Confiabilidade

    O trabalho remoto não permite o gerente observe diretamente o funcionário.

    Em situações nas quais se trabalha com dados confidenciais, é necessário que haja plena confiança de que não será feito um mau uso daquele material.

    5) Ser auto-motivado

    O funcionário não terá ninguém diretamente ao seu lado para controlá-lo ou incentivá-lo a trabalhar.

    Por isso, é crucial que se tenha motivação e disciplina para que consiga executar o trabalho no mais alto nível.

    6) Adaptabilidade

    O trabalho remoto invariavelmente lida com alguma tecnologia no seu dia a dia, seja nas ferramentas de gestão de projeto, comunicação ou até mesmo de planilhas.

    Como estar ferramentas estão sempre mudando e evoluindo, a capacidade de adaptação constante é uma característica obrigatória.

Realizando a entrevista

Como Entrevistar para Trabalho Home Office

É importante conhecer não apenas os talentos, competências e abordagem dos candidatos, mas também como eles trabalham e se relacionam com seus companheiros de forma remota.

Descobrir como eles se comunicam através de ferramentas como email, Skype ou Slack, por exemplo.

Muitas vezes a entrevista é o último estágio antes da contratação, portanto planeje com antecedência e tenha anotadas todas as perguntas que precisará fazer (este artigo, em inglês, tem algumas sugestões de perguntas para ajudá-lo).

Abaixo estão cinco aspectos fundamentas para se perguntar em uma entrevista para vagas remotas:

    1) Pergunte sobre experiências anteriores trabalhando remotamente

    Trabalhar remotamente tem algumas características específicas, portanto, caso esse candidato já tenha experiência e esteja adaptado a trabalhar dessa forma, melhor.

    Pergunte sobre exemplos de projetos que ele concluiu como um trabalhador remoto.

    2) Converse sobre as vantagens e desvantagens do trabalho remoto

    Dessa forma você poderá entender o nível de compreensão do candidato em relação às vantagens e principalmente aos desafios do trabalho remoto.

    É uma boa oportunidade também para entender quais suas estratégias para superar esses desafios e conseguir ser eficiente e produtivo.

    3) Identifique como o candidato irá se manter integrado com a equipe

    Um dos desafios do trabalho remoto é manter uma equipe bem integrada.

    Como a comunicação de forma espontânea, nos corredores, almoços e cafézinhos da empresa não ocorre, é necessário planejá-la e utilizar as ferramentas disponíveis da melhor forma possível.

    Descubra se o candidato se sente confortável utilizando as ferramentas e tecnologias utilizadas pela sua empresa para se manter integrado com o resto da equipe.

    4) Preste especial atenção na comunicação

    Para que o trabalho remoto seja bem sucedido, uma boa comunicação é fundamental.

    Portanto, faça diversas perguntas sobre o estilo de comunicação do candidato.

    Vá além da comunicação do dia a dia, e pergunte como ele se comunica em situações adversas, por exemplo, quando um projeto atrasa, um colega está desempenhando abaixo do esperado, ou em caso de conflitos na equipe.

    5) Avalie suas capacidades de gerenciamento do tempo e independência

    Como o trabalho remoto requer alguma disciplina e organização, é fundamental entender quais as características do candidato em relação a estes temas.

    Pergunte sobre sua habilidade de trabalhar de forma independente, descobrindo algumas respostas por conta própria, e se possui um nível de organização alto, que possibilite cumprir os prazos estabelecidos.

Job pago

Contratar para Trabalho Home Office - Job Pago

Uma das melhores formas para se ter certeza de que aquele candidato será o melhor para sua empresa é realizando um teste com ele.

A duração e o formato deste teste podem variar.

Algumas empresas, por exemplo, escolhem os três candidatos mais promissores e solicitam deles uma entrega específica.

Outras empresas vão mais longe, e “contratam” os candidatos mais promissores por uma ou duas semanas, para somente depois desse período escolher aquele que entrará para a equipe.

Afinal, nada se compara a poder efetivamente trabalhar com aquela pessoa para entender como ela se comporta em situações profissionais, bem como se seu nível técnico é mesmo como afirmado nas entrevistas ou visto em seus trabalhos passados.

Onboarding

Contratar para Trabalho Home Office - Onboarding

No processo de onboarding o novo funcionário é apresentado à empresa, suas funções e à cultura da equipe para que saiba o que se espera dele e como melhor se adaptar à nova posição.

É uma etapa fundamental para que o novo funcionário atinja o máximo de sua produtividade o mais rapidamente possível, se mantenha motivado e adequado à cultura da empresa.

Ter todos os detalhes documentados e organizados é crucial para que esse processo seja consistente e possa ser repetido com todo novo funcionário.

É muito importante também apresentar o novo funcionário para a equipe, para que ele tenha abertura para recorrer a qualquer um dos colegas em caso de necessidade.

O processo de onboarding também é quando a cultura da equipe começa a ser mais fortemente apresentada e percebida pelo novo funcionário, o que torna a comunicação ainda mais importante e intensa durante esse período.

Também não se esqueça de pedir continuamente o feedback de seus novos funcionários a respeito do processo de onboarding, para que possa sempre otimizá-lo.



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