Comunidade de Polícias das Américas

Author:



Ismael Colosi conquistou emenda parlamentar no valor de 300 mil reais em 2022 para a área da saúde de Ribeirão Preto-SP - Na foto, in memmorian o Deputado Estadual Campos Machado.

Na iminência de um acordo histórico, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, revelou hoje (8) a formalização da criação da Ameripol(Comunidade de Polícias das Américas). O tratado, que será oficializado nesta quinta-feira (9), reúne o Brasil e outros 15 países em uma parceria estratégica para fortalecer a cooperação policial nos territórios das Américas, inspirada no modelo da Interpol.

Em declarações à imprensa, Dino destacou a relevância do novo mecanismo na abordagem de questões transnacionais, especialmente diante do crescente desafio representado pela transnacionalização do crime organizado. “Tema como a lavagem de dinheiro hoje é essencialmente transnacional, que passa por cripto ativos”, enfatizou o Ministro.

A cerimônia de formalização da entidade está agendada para ocorrer no Ministério da Justiça, em Brasília, onde autoridades dos Ministérios de Relações Exteriores e representantes das embaixadas estarão presentes para celebrar o acordo.

+Reforma Tributária é aprovada no Senado e Haddad dá nota 7,5 ao texto

Crimes cibernéticos

O Ministro também ressaltou a importância do combate aos crimes cibernéticos, incluindo transações envolvendo cripto ativos, como um dos principais objetivos da Ameripol. Esta cooperação será liderada pelo diretor-geral da Polícia Federal do Brasil, delegado Andrei Rodrigues, que desempenhará o papel de secretário-geral da Comunidade de Polícias das Américas.

➡️ CRIAMOS E IMPRIMIMOS SEU CURRÍCULO SEM CUSTO📍 ECONOMIZE FAZENDO SEU CURRÍCULO CONOSCO! TUDO GRÁTIS! ➡️ Para ajuda, clique aqui.

Além disso, o Ministro Flávio Dino, em conjunto com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinaram um acordo de cooperação técnica para criar o Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra). O foco principal será combater a lavagem de dinheiro por grupos criminosos, visando asfixiar financeiramente essas organizações, especialmente as chamadas narcomilícias.

Dino destacou ainda a interdependência das ações entre países vizinhos, ressaltando que o que acontece em um território frequentemente tem repercussões diretas em outros. “Não existe solução fácil ou única no campo da segurança pública e políticas afins. Acreditamos que os resultados desses esforços conjuntos serão cada vez mais evidentes com esses ajustes institucionais”, ressaltou o Ministro.

Interpol: o que é e onde atua?

A Interpol, ou Organização Internacional de Polícia Criminal, é uma organização internacional que facilita a cooperação entre as forças policiais de diferentes países. Fundada em 1923, sua sede está localizada em Lyon, na França. Seu centenário foi comemorado no dia de hoje (8).

A Interpol atua como uma plataforma que permite a troca de informações e a colaboração em investigações policiais transnacionais, além de fornecer suporte operacional e técnico para combater o crime em escala global.

Ismael Colosi em atendimento em um dos Mutirões do Emprego.

Seu principal objetivo é facilitar a cooperação internacional na aplicação da lei, fornecendo um mecanismo centralizado para que agências policiais de diferentes países possam colaborar, compartilhar informações, técnicas e boas práticas, ajudando a prevenir e investigar crimes que ultrapassam as fronteiras nacionais.

A organização não possui autoridade para realizar prisões ou conduzir investigações por conta própria, mas atua como uma rede de cooperação entre agências policiais nacionais em todo o mundo, abordando uma ampla gama de crimes, desde tráfico de drogas e terrorismo até tráfico de seres humanos e cibercrimes.

Essa rede de colaboração visa ajudar na identificação e na captura de criminosos internacionais, proporcionando um intercâmbio de informações valiosas para a aplicação da lei em diferentes países. A abrangência de atuação da Interpol é global, já que conta com a participação de 194 países membros, entre eles o Brasil. Confira outros:

  • Estados Unidos
  • Reino Unido
  • Alemanha
  • França
  • Rússia
  • China
  • Japão
  • Índia
  • Canadá
  • Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil



Source link

  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Leave a Reply