Enem 2023 vai ser cancelado após prova vazar na internet? MEC se pronuncia

Author:



Ismael Colosi conquistou emenda parlamentar no valor de 300 mil reais em 2022 para a área da saúde de Ribeirão Preto-SP - Na foto, in memmorian o Deputado Estadual Campos Machado.

Após a circulação de uma imagem da prova do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) no último domingo (5), questiona-se se o Ministério da Educação (MEC) vai cancelar o exame. A imagem vazada, que circulou em redes sociais e grupos do WhatsApp, mostrava detalhes da prova, incluindo o tema da redação e instruções aos candidatos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tomou medidas no próprio domingo. Conforme informado pela assessoria de imprensa do Inep, a Polícia Federal foi acionada para investigar o incidente e tomar as medidas cabíveis diante do ocorrido.

A imagem divulgada revelou parte da página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco, com o tema da redação sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, além de instruções específicas para os participantes.

Segundo as regras do Enem descritas no edital, é expressamente proibido o uso de dispositivos eletrônicos durante a prova, assim como a divulgação de qualquer parte do exame durante sua aplicação. O descumprimento dessas regras resulta na eliminação imediata do candidato.

MEC vai cancelar o Enem 2023?

Os estudantes podem respirar aliviados. O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou a possibilidade de cancelamento do Enem 2023 em virtude desse incidente. Em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto nesta segunda (6), o ministro afirmou que a Polícia Federal está investigando ativamente o vazamento da imagem da prova e realizando diligências em diferentes regiões do país para apurar possíveis irregularidades.

No domingo, durante a realização do primeiro dia de provas do Enem 2023, 4.293 candidatos foram eliminados por violações das regras estabelecidas no edital, incluindo a posse de dispositivos eletrônicos e o descumprimento das instruções dos fiscais.

+Lula assina decreto que reverte privatização de empresa pública de tecnologia

Reaplicação do exame

Os candidatos eliminados pelos motivos acima descritos não têm mais chances. Porém, aqueles que enfrentaram problemas logísticos ou questões de saúde e não puderam realizar a prova terão a oportunidade de pedir a reaplicação do exame entre os dias 13 e 17 de novembro, por meio da Página do Participante. A reaplicação está prevista para os dias 12 e 13 de dezembro.

+Seu bolso: preço da Cesta Básica cai em 12 capitais; Saiba quais são

Vantagens de prestar o Enem

O Enem, além de ser uma avaliação nacional, é utilizado como critério de ingresso em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, por meio do Sisu e do Prouni, respectivamente. Também é uma das formas de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação que viabiliza o financiamento das mensalidades em instituições privadas.

Ismael Colosi em atendimento em um dos Mutirões do Emprego.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil



Source link

  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Veja mais vagas de empregos aqui: https://ismaelcolosi.com.br.
  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *