WhatsApp oferece recursos para pessoas que tiveram a conta clonada. Veja o que fazer

Autor(a):



O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, oferece recursos que podem ser cruciais para quem já foi vítima de clonagem de conta. Golpistas frequentemente tentam roubar fotos e contas de usuários, a fim de confundir seus contatos e persuadi-los a fazer transferências bancárias para pessoas desconhecidas.

Se você já passou por essa situação, é importante saber que o WhatsApp tem ferramentas que podem ajudar a recuperar sua conta e minimizar os danos. Lembre-se de que o processo de recuperação da conta pode levar alguns dias, mas é essencial tomar medidas imediatas para lidar com a situação e alertar seus contatos sobre a fraude em curso.

+++ Confira “regras de etiqueta” para usar o WhatsApp no trabalho

Existem dois tipos comuns de golpes relacionados ao WhatsApp

Clonagem de conta (ou “golpe do número novo”): Nesse golpe, os criminosos obtêm acesso à sua foto e à lista de contatos. Em seguida, eles criam uma conta falsa para se passar por você e solicitam dinheiro aos seus amigos e familiares.

Roubo de conta: Os golpistas entram em contato com você, geralmente se fazendo passar por uma empresa legítima. Eles solicitam um código de confirmação enviado por SMS, alegando ser necessário para verificar um cadastro. No entanto, o código é, na verdade, usado para transferir sua conta para outro dispositivo.

No caso de clonagem de conta, as medidas a serem tomadas são as seguintes:

  1. Alertar imediatamente seus contatos sobre o golpe;
  2. Pedir que eles denunciem a conta fraudulenta;
  3. Orientar seus contatos a desconfiarem de mensagens suspeitas;
  4. Ficar atento se alguém com sua foto enviar mensagens de um número desconhecido;
  5. Confirmar solicitações de dinheiro realizadas por meio do aplicativo por meio de uma ligação ou conversa pessoal com a pessoa em questão.

Para denunciar uma conta fraudulenta, siga essas etapas:

  1. Na tela da conversa, clique nos três pontos (⋮);
  2. Selecione “Mais” e, em seguida, escolha “Denunciar”;
  3. Escolha se você quer bloquear o contato e apagar a conversa – lembre-se de considerar a captura de tela das mensagens antes de confirmar o bloqueio;
  4. Selecione a opção de denúncia, como “conteúdo indesejado”.

Esses recursos do WhatsApp podem ser vitais para lidar com a clonagem de conta e prevenir prejuízos financeiros. Portanto, ao identificar atividades suspeitas em sua conta, não hesite em agir e proteger-se contra golpes cibernéticos.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *