Toyota encerra a produção de um dos seus carros mais IMPORTANTES no Brasil após uma DÉCADA de história 

Autor(a):


Toyota encerra produção do Etios para dar espaço ao Yaris. Toyota Etios estava no mercado desde 2012, brasileiros terão que se despedir tanto da versão hatch quanto sedan.
Foto: Divulgação/Toyota

Toyota encerra produção do Etios para dar espaço ao Yaris. Toyota Etios estava no mercado desde 2012, brasileiros terão que se despedir tanto da versão hatch quanto sedan.

Mais um dos carros queridinhos dos brasileiros deixou as concessionárias do mercado neste ano. Toyota Etios, um dos modelos mais conhecidos e comercializados da Toyota despediu-se dos clientes após 11 anos de sucesso. A montadora confirmou oficialmente a despedida de um de seus carros que mais ganharam destaque nos últimos anos.

Entenda porque a Toyota encerrou a produção do Etios

Por meio de um comunicado oficial, a empresa explicou o motivo da decisão drástica de dar um fim no Etios. Segundo a montadora, a fabricante tem flexibilidade para ajustar a capacidade de produção de acordo com a demanda interna e externa e com as movimentações do mercado.

Artigos recomendados

A Toyota encerrou a produção do Etios tanto do modelo hatch quanto sedan na fábrica de Sorocaba (SP), no dia 31 de agosto. Apesar do anúncio, a empresa não produzia mais o Etios desde 2021, quando começou a apenas exportar o veículo para outros países da América Latina.

Segundo dados do Jornal do Carro, o Toyota Etios já havia passado o período médio do ciclo, que dura 8 anos, em geral. Seu fim também serviu para dar espaço para ajustes da planta do interior paulista. O espaço na unidade de produção foi importante para o desenvolvimento de um SUV compacto e inédito da Toyota.

O lançamento do modelo com motorização híbrida flex está previsto para 2024. O carro que a japonesa disponibilizou para substituir o Toyota Etios no Brasil foi o Yaris, que possui linha importante no mercado automobilístico brasileiro.

Conheça o Toyota Etios 

O Etios foi a resposta da Toyota para o aquecido segmento de compactos que aflorou no começo dos anos 2010. O veículo chegou junto com o Chevrolet Onix e Hyundai HB20, no final de 2012.

Entretanto, mesmo com o lastro da marca japonesa, o Etios não engrenou por dois motivos: seu visual pouco agradável e o indefensável quadro de instrumentos central. Há um argumento plausível para que a instrumentação tivesse sido posicionada no meio do painel. O Etios foi desenvolvido para o mercado do Leste Asiático, em que muitos utilizam mão inglês. 

Entretanto, também deveria ser distribuído em demais mercados emergentes, como o latino, que utiliza a mão convencional. Assim, o painel ao centro barateou o custo de desenvolvimento e produção. Bastava apenas trocar a posição.

Curiosamente o Etios X custa mais atualmente do que custava quando era novo. Seu preço de lançamento no final de 2012 era de 33.490. Atualmente, segundo a Fipe, sua cotação está em quase R$ 36 mil. Claro, que deve-se levar em conta que os R$ 36 mil de hoje têm lastro muito menor que os R$ 33.500 de 10 anos atrás.

Toyota Corolla 2024 chega ao mercado

O Toyota Corolla 2024 já está nas lojas e possui seus preços de tabela divulgados, indo de R$ 150 mil a R$ 200 mil, segundo confirmação da própria montadora. Também foi informado o consumo do novo Corolla no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro e a surpresa é que o sedan médio está muito mais econômico nas duas motorizações, mesmo sem ter atualizado a potência e o torque.

O novo Corolla continuará equipado com motor 2.0 Dynamic Force aspirado flex nas versões de entrada, e com o 1.8 híbrido flex nas versões topo de linha. O consumo do modelo melhorou entre 2% e 10% a depender da configuração e do ciclo, chegando ao pico de 18,5 km/l na configuração Hybrid com gasolina em ciclo urbano.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *