Serviço Social — Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Autor(a):


A Seção de Serviço Social tem como objetivo realizar ações no sentido de qualificar as condições de acesso e permanência dos estudantes na universidade, atua na implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na UNILA, contribuindo para a construção de condições dignas de permanência dos estudantes na Universidade, tendo como premissa, o comprometimento ético-político de defesa do campo da educação como um espaço de formação emancipadora e libertária. Assim, mediante disponibilidade de estrutura física, orçamentária e de materiais, realiza acolhida, escuta qualificada, acompanhamento social e orientações sobre direitos e deveres instituídos, orientação sobre as rotinas da instituição, serviços e recursos sociais, além de identificar e articular equipamentos sociais disponíveis da rede de atendimento público no sentido do atendimento ao corpo estudantil, atuando assim, de forma direta nas dimensões constitutivas da relação de produção e reprodução social.

Para tanto, presta serviços como atendimentos individuais e/ou em grupos, e desenvolve estudos e pesquisas bibliográficas, documentais, realiza entrevistas e questionários, com objetivo de identificar o perfil e as demandas referentes à Assistência Estudantil, ou seja, apreender as demandas reais presentes na realidade da vida universitária.

Em seus processos de trabalho é requerido ainda do Serviço Social o estudo da realidade econômica e social dos estudantes para concessão dos auxílios estudantis. Ou seja, aferir renda e/ou análises socioeconômicas para concessão/renovação de auxílios estudantis aos estudantes que ingressam na universidade pelos processos nacionais e que apresentem requerimento para tal.

Ainda como possibilidade de atuação na defesa de direitos, Assistentes Sociais participam de fóruns de discussão, grupos de trabalhos referentes às políticas de direitos e atuam em oficinas, bancas e comissões internas e externas.

 

A SESS está situada nos campus Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Bloco 3, Espaço 2, Sala 4 e no Jardim Universitário Sala G213. 

 

Assistentes sociais lotadas na SESS:

  • Daniela Elis Dondossola – CRESS/PR 8590
  • Edineia Aparecida Machado Dutra – CRESS/PR 6486
  • Letícia Roriz Nunes – CRESS/PR 15091

 

Telefones para contato:

  • Unidade JU: +55 (45) 3522-9922
  • Unidade PTI: +55 (45) 3522-9904

 

E-mail para contato:

  • “Serviço Social – Prae” <servicosocial.prae@unila.edu.br>





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *