saiba como priorizar sua saúde mental

Autor(a):


Bem-estar na carreira
Bem-estar na carreira / Foto: Canva.

Entenda a importância do equilíbrio entre bem-estar na carreira e saúde mental. Como você está lidando com seu trabalho e vida pessoal?

A saúde mental tem sido um dos temas mais abordados ultimamente, não restam dúvidas da sua importância na vida de qualquer pessoa. Mas, como priorizar o bem-estar na sua carreira de forma prática e buscando o equilíbrio ainda é uma busca solitária de muitos profissionais.

Com um mercado altamente competitivo com a pressão externa para atender as demandas e busca por resultados no ambiente de trabalho, o bem-estar físico e emocional tornou-se um componente crítico.


Como priorizar o bem-estar na carreira

O nosso trabalho é parte importante da nossa vida, pois é ele que dita o estilo de vida que queremos ter, dedicamos grande parte do nosso dia ao trabalho, buscando progresso, realizações materiais e sucesso profissional. No entanto, o custo disso pode ser alto quando a saúde mental e o bem-estar estão em jogo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), define que o conceito de saúde e bem-estar como “um estado completo de bem-estar físico, metal e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.”

O nosso bem-estar tem impacto direto na conquista dos nossos objetivos, um emprego novo, superar a fase de adaptação num novo país, abrir um negócio próprio, à produtividade e foco no que é importante.

Apesar disso alguns contextos de trabalho podem prejudicar o nosso bem-estar. Você já viveu alguma situação em que sentiu a sua saúde mental realmente sendo afetada?

O que fazer quando bater o desânimo na vida ou no trabalho.

A importância do equilíbrio entre carreira e saúde mental

Não existe carreira sem saúde mental, uma carreira bem sucedida depende muita da forma como você conduz o desenvolvimento de habilidades, competências e inteligência emocional. Na maioria das vezes exige foco, escolhas cuidadas e comprometimento em fazer dar certo, mais isso não deve ser às custas do bem-estar.

Uma boa saúde mental é impulsionadora de um desempenho otimizado nas tarefas do trabalho, tanto funcionários que cuidam de sua saúde mental são mais produtivos, criativos e capazes de lidar com os desafios de maneira mais eficaz.

Todo trabalho gera estresse, essa é uma parte inevitável da vida profissional de mas quando se torna excessivo e por longos períodos, pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão ou Burnout. 

Uma mente saudável é mais capaz de fazer a gestão eficiente de demandas, tomar as melhores decisões e definir estratégias essenciais para avançar na carreira sem se sobrecarregar ou sofrer por decisões que evitou tomar.

Quando a sobrecarga de trabalho se torna um problema de saúde?

A relação entre saúde mental e sucesso profissional

Saude mental
Saúde mental / Foto: Canva.

A relação entre saúde mental e sucesso profissional é intrínseca e profunda, pois está ligada á capacidade de uma pessoa desenvolver bem a sua carreira e atingir metas profissionais. Podemos destacar alguns desses aspectos testados diariamente em contextos profissionais:

  • Ter uma boa saúde mental permite que as pessoas sejam mais resistentes e adaptáveis ás mudanças no ambiente de trabalho. São capazes de enfrentar desafios, aprender com as adversidades sem paralisar com eles.
  • Autoestima e autoconfiança são fundamentais para buscar oportunidades, assumir responsabilidades e alcançar objetivos. Profissionais que cultivam a autoestima tendem a ter uma imagem positiva sobre si mesmo, e isso influência na maneira como eles estabelece relacionamentos positivos ao seu redor. 
  • A capacidade de gerenciar o estresse no mundo profissional , vem da maneira adequada que lidamos com a pressão por resultado, a ansiedade e principalmente uma boa gestão de rotina e tarefas.
  • Ter uma boa rede de apoio e relacionamentos saudáveis só é possível se a saúde mental estiver em dia, pessoas assim são mais colaborativas, buscam resolução, evitam conflitos, o que contribui muito para o ambiente de trabalho.

Como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho.

Como problemas de saúde mental podem afetar seu bem-estar e a sua carreira?

Infelizmente problemas de saúde mental quando não tratados ou superados podem ter sequelas na carreira e no trabalho, visto que o baixo desempenho, desinteresse nas tarefas, a falta de concentração e foco, projetos inacabados são os primeiros alertas que precisam ser contornados.

Com este cenário é comum, profissionais terem faltas frequentes no trabalho, licenças médicas, isso afeta não só produtividade, mas também sobrecarrega colegas de trabalho e gerentes.

Com a saúde comprometida, outros transtornos como de ansiedade, depressão pode sufocar a sua criatividade, a inovação dos projetos e dificulta a criação de ideias e soluções. Conflitos interpessoais podem ser agravados limitando as oportunidades de crescimento.

Profissionais que enfrentam problemas de saúde mental podem ter dificuldade em buscar promoções ou novas oportunidades de carreira. A autoestima reduzida e a falta de confiança podem ser obstáculos para o desenvolvimento profissional.

A relação entre saúde mental e carreira é inegável. Priorizar o seu bem-estar é um recurso importante que impulsiona o sucesso profissional, enquanto os problemas relativos à saúde mental não forem tratados podem ter sérias consequências na carreira e na vida.

Síndrome de Burnout: veja os sinais e o momento de mudar de carreira.

Como priorizar o seu bem-estar na carreira e vida pessoal?

Priorizar-se implica em aceitar que a sua saúde mental é responsabilidade sua. Não espere que a empresa, o governo, a sociedade criem mecanismos para isso. Política de saúde mental não são prioridades no vida que vivemos atualmente.

Essa é uma realidade que precisamos lidar diariamente. O primeiro passo para seu bem-estar na carreira é entender as suas próprias necessidades e limitações. Isso inclui considerar os seus pontos fortes, as suas áreas de vulnerabilidade e identificar sinais de estresse ou esgotamento físico e mental.

Definir limites para evitar a sobrecarga e esgotamento, isso envolve aprender a dizer “não” quando necessário. Saber negociar prazos, horários para suas entregas e equilibrar seus papeis sociais e profissionais.

Enquanto você estiver rodando no ritmo frenético e sem parar para pensar no que faz sentido, você vai continuar a achar que é normal não ter qualidade de vida, sofrer de segunda a sexta e ser feliz só no final de semana. Infelizmente é comum, mas não é normal.

Vanessa Ferreira

Praticar o autocuidado é uma forma de dedicar tempo e esforço para cuidar de sí mesmo. Isso pode incluir atividade física, meditação, hobbies, leitura, descanso adequado e alimentação saudável.

Priorizar o seu bem-estar não significa negligenciar objetivos profissionais ou pessoais, pelo contrário. Isso cria uma base sólida necessária para alcançar esses objetivos de maneira sustentável.

Quando você se cuida, está numa posição mais forte para enfrentar desafio, tomar decisões mais informadas e viver uma vida mais significativa e gratificante.

Ansiedade no Trabalho: Como lidar com ela?

Dia da Saúde Mental 

O dia 10 de outubro é dedicado à Saúde Mental e uma oportunidade para pensar na importância da sua saúde mental e promover a conscientização sobre o assunto. É um dia para lembrar que à saúde mental é tão valiosa quanto a saúde física, pois uma completa a outra e merece atenção e cuidado.

Neste dia muitas empresa e instituições fazem ações para educar as pessoas sobre questões de saúde mental e bem-estar. Aproveitando a oportunidade para desestigmatizar esses problemas e encorajando pessoas a procurar ajuda quando necessário.

E também é a chance de lembrar as pessoas que o equilíbrio entre carreira e saúde mental é fundamental para uma vida profissional bem sucedida e gratificante.

Saúde mental e sucesso profissional, podem andar juntos?

O seu bem-estar profissional depende da sua relação com a saúde mental

Para concluir, é vital que você entenda essa relação como algo bom que precisa ser construído todos os dias. Ao priorizar o autoconhecimento, o autocuidado e o equilíbrio entre a carreira e bem-estar, podemos criar bases sólidas para uma vida gratificante e equilibrada.

Lidar com os desafios do dia a dia, com a pressão por resultados e por uma busca em prosperar na carreira nem sempre é fácil, toda carreira tem altos e baixos e você precisa estar preparado. Não adianta pagar um alto custo emocional que pode prejudicar a sua saúde mental e bem-estar e comprometer a sua qualidade de vida.

Se você já sente que as dificuldades emocionais que estão afetando a sua qualidade de vida e o seu bem-estar, não hesite em buscar ajuda de um especialista. Um psicólogo que te ajude a implementar estratégias e ferramentas que auxiliam a criar um equilíbrio saudável, permitindo que você alcance o sucesso profissional.

O Dia da Saúde Mental nos lembra de cuidar de nós mesmos e dos outros. Promovendo uma cultura de apoio e compreensão em relação à saúde mental no ambiente, no mercado de trabalho e na sociedade em geral.

*Acompanhe também minhas redes sociais:

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *