A Indicium, consultoria global especializada em dados e inteligência artificial, abriu inscrições para o Lighthouse. Criado há seis anos, o programa tem como objetivo formar profissionais para atuar desde a preparação dos dados até a aplicação de soluções analíticas e de IA. Realizado de forma remota, o curso oferece remuneração mensal de R$ 1.500 aos participantes selecionados e reserva 50% das vagas para mulheres.
“Existe uma alta demanda por profissionais experientes em dados e IA e uma escassez de caminhos consistentes para quem quer ingressar na área”, afirma Daniel Avancini, cofundador e Chief Data & AI Officer da Indicium. “O Lighthouse nasceu para enfrentar esse descompasso.”
O programa já formou 265 profissionais ao redor do país, com um índice médio de efetivação na empresa de 76%. Para esta edição, já superou a marca de 4.000 candidatos inscritos para 50 vagas. As inscrições ficam abertas até 27 de fevereiro no site oficial.
Como funciona o programa de formação em dados e IA
Com duração de seis meses, o Lighthouse combina formação técnica, desenvolvimento comportamental, mentorias e atuação prática em projetos da Indicium, que atende empresas como Burger King, Volvo, e PepsiCo.
Metade da carga horária é dedicada à atuação em projetos, enquanto o restante do curso é voltado à formação técnica e a mentorias, checkpoints e certificações com parceiros. O programa ainda inclui aulas de conversação em inglês e uma trilha de desenvolvimento de soft skills.
Processo seletivo
Na primeira etapa do processo seletivo, os candidatos participam de um ciclo básico de três semanas, com quizzes e aulas ao vivo e gratuitas, focadas em fundamentos de SQL, Python, lógica analítica, engenharia de dados, inteligência artificial e IA generativa, além do desenvolvimento de habilidades comportamentais. Para avançar, é necessário participar de todas as aulas, concluir os quizzes e atingir média mínima de 7,0.
Na sequência, o processo inclui prova de inglês, teste de raciocínio lógico, desafio prático, análise de currículo e entrevista.
Para participar do programa, é preciso ter disponibilidade de oito horas por dia durante seis meses, ter no mínimo 18 anos, inglês intermediário e equipamento próprio (notebook, webcam e bom acesso à internet). Alunos de Florianópolis, São Paulo, Londres, Lisboa ou Nova York podem utilizar as sedes da Indicium para assistir às aulas, estudar e praticar.

