Morsa Images/Getty Images
Com a chegada de 2026, profissionais começam a colocar em prática as resoluções de ano novo. Entre os brasileiros, uma meta se destaca: trocar de emprego. Segundo pesquisa da consultoria global Robert Half, realizada em novembro de 2025, 61% dos profissionais pretendem buscar uma nova oportunidade ao longo do ano.
Isso representa um avanço de 7% em 12 meses, impulsionado pelas buscas por melhor remuneração, desenvolvimento de carreira e qualidade de vida. “O aumento da intenção de mudança reflete dinâmicas do mercado de trabalho mais centradas no profissional, com o fortalecimento da confiança dos candidatos”, afirma Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half na América do Sul.
Entre os profissionais que planejam buscar um novo emprego em 2026, 72% pretendem permanecer no mesmo campo de atuação. As principais motivações para deixar o trabalho atual são a busca por oportunidades de crescimento (45%), melhor remuneração (42%), novos desafios (31%), modelos de trabalho remoto ou híbrido (31%) e pacotes de benefícios mais atrativos (29%).
Enquanto isso, 28% dos profissionais que buscam se movimentar neste ano avaliam uma transição de carreira para outras áreas, puxada sobretudo por fatores financeiros (63%), qualidade de vida (39%) e realização pessoal (29%). “Mesmo que as formas tradicionais de recompensa sigam relevantes, bem-estar, desenvolvimento e flexibilidade só tendem a ganhar ainda mais peso nas decisões daqui para a frente.”
Como encontrar um novo emprego em 2026
Especialistas em carreira da plataforma global de empregos Indeed recomendam alguns passos simples que podem te ajudar a encontrar um novo emprego com mais facilidade em 2026:
1. Mantenha-se ativo
Desenvolva novas habilidades por meio de cursos, trabalho voluntário ou estudos por conta própria. Manter-se profissionalmente ativo é essencial para garantir que você permaneça relevante em sua área e tenha competências atualizadas que atraiam empregadores. Isso ajuda a ter novas experiências e conversas, além de aumentar sua visibilidade e valor no mercado de trabalho em plataformas como o LinkedIn.
2. Saiba onde procurar
Pense fora da caixa quando se trata de portais de emprego. Em muitos casos, pode ser melhor se candidatar diretamente no site da empresa, em vez de usar uma plataforma de contratação. Caso escolha usar um portal de vagas, a recomendação da Indeed é ampliar a busca, explorando diferentes plataformas e os próprios sites das empresas de interesse. Fique de olho no LinkedIn e crie alertas específicos para as vagas e empresas em que você tem interesse.
3. Faça networking
Nunca subestime o valor do networking na busca por um emprego. Revise seus contatos de família, amigos, conhecidos, antigos chefes, colegas de universidade, escola e trabalho em busca de oportunidades. Eles podem ter uma vaga disponível ou conhecer alguém que tem — e, até mesmo, dar uma boa recomendação para você por meio do sistema de referência de funcionários.
Convide essas pessoas para um almoço ou café e fale sobre seu momento de carreira e as oportunidades que você está buscando (além de também ouvir a outra pessoa). Solicite entrevistas informativas para aprender mais sobre a empresa e fazer conexões. Isso pode ser feito em eventos de networking presenciais e online e também por meio do LinkedIn.
4. Amplie sua busca
Outra maneira de acelerar o processo de encontrar um emprego é ampliar sua busca para abranger empregos que exigem conjuntos de habilidades semelhantes ao seu. Pense em todos os títulos de trabalhos que podem não soar idênticos ao seu cargo anterior ou ao cargo que você busca, mas são muito similares em termos de habilidades exigidas.
Por exemplo, um gerente de contratos, um gerente de projetos e um gerente de operações podem ter muito em comum, a depender da empresa. Se você estiver buscando apenas um cargo de gerente de operações e usar esse termo para pesquisar em portais de emprego e mecanismos de busca, pode acabar se frustrando.
Portanto, dedique um tempo para pensar em outros cargos semelhantes, e você pode encontrá-los mais rapidamente. Além disso, considere novas oportunidades que estão crescendo no mercado e têm escassez de profissionais.
*Com Rachel Wells, colaboradora da Forbes USA e fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.

