Getty Images
A CI&T lançou um programa de capacitação gratuito para formar profissionais em desenvolvimento back-end e cloud computing. O bootcamp CI&T – Backend com Java & AWS é realizado em parceria com o Movtech 2030, coalizão de organizações dedicada a promover conhecimento por meio da tecnologia, e a DIO, plataforma de educação e empregabilidade.
São 5 mil vagas, 2 mil reservadas para mulheres, voltadas para pessoas em início de carreira ou em transição para a área de tecnologia, com interesse em desenvolvimento back-end, APIs e soluções em nuvem. O mercado segue aquecido, e profissionais com competências altamente demandadas continuam disputados.
Com 73 horas de conteúdo online, o curso oferece desde formação completa em Java até implementações de soluções em nuvem com AWS (Amazon Web Services). Os alunos terão acesso a seis projetos práticos e três desafios de código para testar suas habilidades, além de quatro mentorias ao vivo com especialistas da CI&T. Os encontros abordarão temas como escalabilidade de sistemas de varejo de alta demanda e estratégias para acelerar a inovação com IA e AWS.
Ao concluir o programa, os participantes receberão certificado e terão seus perfis destacados na plataforma Talent Match, com possibilidade de contratação pela CI&T e por empresas parceiras. “A educação em tecnologia é um elemento fundamental para impulsionar a diversidade e a inovação no setor”, diz Cinthia Oliveira, head global de ESG da CI&T. “Queremos promover um ecossistema mais equânime e sustentável, contribuindo para a inserção de 5 mil pessoas no mercado de tecnologia por meio da educação.”
As inscrições podem ser realizadas aqui e ficam abertas até 28 de dezembro de 2025.

