A IBM Brasil anunciou a nomeação de Fabrício Lira como novo Diretor de Inteligência Artificial e Dados. O executivo assume o cargo em um momento decisivo, em que a plataforma watsonx se consolida como um dos pilares da estratégia global da companhia, apoiando empresas na criação, treinamento e gestão de modelos de IA — generativa e tradicional — com foco em governança, transparência e eficiência.
Segundo um estudo recente da IBM, 59% dos CEOs brasileiros afirmam priorizar casos de uso de IA com base no retorno sobre investimento (ROI), enquanto 67% já utilizam agentes de IA em suas operações, preparando-se para ampliar essa adoção em escala. A própria IBM tem aplicado suas soluções de IA internamente, otimizando processos de finanças, recursos humanos e operações, com uso de tecnologias de aprendizado autônomo e automação.
Com mais de 30 anos de experiência, sendo 15 deles na IBM, Lira já liderou frentes nas áreas de Vendas, Ecossistema e Client Engineering, com foco em Dados, Inteligência Artificial, Cloud e Infraestrutura. Ele é mestrando em Estratégia e Inovação pela Fundação Dom Cabral (FDC), possui especialização em Desenho, Desenvolvimento e Gestão de Produto pelo MIT Sloan School of Management, além de MBAs Executivo em Negócios (FDC) e Administração de Empresas (FGV).
“Estamos em um momento decisivo para a adoção de IA no Brasil. Nosso compromisso é apoiar empresas na criação de soluções confiáveis e escaláveis, que gerem valor real para os negócios”, afirma Fabrício Lira, Diretor de Inteligência Artificial e Dados da IBM Brasil.

