Atualização chega em meio à aceleração do retorno ao presencial; segundo a big tech, o objetivo é facilitar a colaboração e reduzir a confusão sobre quem está fisicamente na empresa
Getty Images
Acessibilidade
O Microsoft Teams terá um novo recurso que atualiza automaticamente a localização do usuário sempre que ele se conectar ao Wi-Fi da empresa, indicando se está no escritório ou não.
Segundo a Microsoft, o objetivo é facilitar a colaboração e reduzir a confusão sobre quem está fisicamente presente na empresa.
A atualização, que deve começar a ser implementada em dezembro, será disponibilizada para usuários do Teams em Windows e Mac, no mundo todo. Não há previsão de lançamento nos apps para Android e iOS.
Além disso, a companhia confirmou que o mesmo tipo de rastreamento será aplicado quando o usuário se conectar a periféricos (como teclado e monitor) em ambientes em que o funcionário usa seu próprio dispositivo ou em espaços e mesas reservados.
A Microsoft informou que a detecção automática de localização virá desabilitada por padrão, mas ainda não esclareceu se o usuário poderá escolher se deseja compartilhar essas informações.
A novidade chega em um momento em que muitas empresas aceleram o retorno ao trabalho presencial e buscam novas formas de monitorar a presença dos funcionários, reforçando o debate sobre os limites entre produtividade e privacidade.
*Zak Doffman é colaborador da Forbes USA. Ele cobre temas de segurança, vigilância e privacidade na Forbes desde 2018 e trabalha nessa indústria há mais de 20 anos, com experiência nos EUA, Europa e Ásia.

