Após Recuperação Judicial, Gol Vai Contratar 1 Piloto por Dia até o Fim de 2025

Author:



avião da gol

NurPhoto/Getty Images

Plano da Gol prevê a entrada de cerca de 30 copilotos por mês

Acessibilidade








A aviação brasileira vive um período de aquecimento. Só em agosto, mais de 8,7 milhões de passageiros voaram em rotas domésticas, o melhor resultado da série histórica, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No cenário internacional, o crescimento foi de quase 13% em relação ao mesmo mês de 2024.

Nesse contexto, e após concluir o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos conhecido como Chapter 11, a Gol deve contratar, em média, um piloto por dia até o fim de 2025.

O plano prevê a entrada de cerca de 30 copilotos por mês para dar conta da maior expansão de malha da história da companhia. “Esse movimento acompanha o nosso crescimento”, afirma o CEO, Celso Ferrer. “Vamos realizar a maior alta temporada de verão da nossa história.” Com 13,9 mil colaboradores e uma frota de 139 aeronaves, a companhia terá mais de 65 mil voos e 12 milhões de assentos disponíveis entre dezembro e fevereiro.

  🔥🔥 Lista Completa de Vagas em Ribeirão Preto-SP e Região | Estágios, Jovem Aprendiz e Home Office. Clique aqui: https://wp.me/pfMlyK-maM

Crescimento e desafios do setor

Em 2024, a Gol se tornou a segunda companhia aérea brasileira a buscar proteção judicial nos Estados Unidos para reestruturar suas finanças, em meio a atrasos na entrega de aeronaves e impactos da pandemia. A empresa encerrou esse processo em junho. “A companhia concluiu as etapas na corte americana e emergiu desse processo de reestruturação mais forte e competitiva”, diz Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer da companhia. Na última semana, a Gol também encerrou as negociações com a Azul para a fusão que criaria a maior companhia aérea do país.

Agora, a Gol aposta na ampliação da oferta doméstica e internacional para sustentar o crescimento nos próximos cinco anos. Só no primeiro semestre de 2025, a malha internacional cresceu 62,1%, com a inauguração de rotas para destinos como Cancún, Aruba e Caracas, além de conexões inéditas como Belém-Miami e Rio de Janeiro-Mendoza. A meta é que um quarto de toda a operação seja internacional até 2030.

Entre os desafios do setor, analistas destacam a volatilidade econômica do Brasil e os preços do combustível de aviação, que superam a média global. “Precisamos (o setor aéreo) de uma agenda mais estruturante para resolver o setor a longo prazo. O que eu coloquei no meu plano é um crescimento, sim, mas se a gente olhar para o potencial que tem o Brasil, ele poderia ser muito maior”, disse Ferrer à Reuters em junho.

A companhia planeja maximizar a capacidade das aeronaves, mantendo os custos baixos, para recuperar a escala pré-pandemia até 2026. “Nossa meta é atingir a capacidade que tínhamos em 2019 até 2026. Portanto, só depois de sete anos é que retornaremos ao tamanho que tínhamos no mercado doméstico”, disse o CEO. “Durante a crise, tivemos até 30 aeronaves paradas e teremos zero até o primeiro trimestre de 2026.”

Mais voos, mais pilotos

Com o aumento do número de voos, cresce também a demanda por tripulação. Entre setembro e dezembro de 2025, a Gol deve contratar 120 novos copilotos, além de manter o ritmo de promoções internas. Neste ano, 116 profissionais foram elevados a comandantes após mais de uma década de carreira. O processo inclui provas técnicas e comportamentais, simuladores, 100 horas de voo supervisionado e avaliações da Anac.

Pilotos da GOL durante cerimônia de elevação de nível, que formou 29 novos comandantes

Divulgação

Pilotos da GOL durante cerimônia de elevação de nível, que formou 29 novos comandantes

“Sabemos que essa é uma das carreiras mais almejadas do mundo e queremos abrir caminhos para que novas trajetórias decolem”, afirma Nogueira. De fato, a carreira de piloto no topo da lista de profissões dos sonhos, não apenas no Brasil, mas globalmente, segundo a plataforma de currículos Resume.io.

O executivo também cita as iniciativas da companhia aérea para atrair e reter tantos. “O mercado de aviação no Brasil está claramente aquecido, e queremos mostrar que somos uma empresa de oportunidades”, diz, citando a Academia de Águias, com mais de 800 cursos técnicos e de liderança, e a “Escala Mãe”, que flexibiliza a rotina de tripulantes durante a maternidade. “O engajamento do time é o que nos permite crescer de forma sustentável.”





Source link

📢 Aviso Legal O site ismaelcolosi.com.br atua apenas como um canal de divulgação de oportunidades de emprego e não se responsabiliza pelo processo seletivo, contratação ou qualquer outra etapa relacionada às vagas publicadas. Todas as informações são de responsabilidade dos anunciantes. ⚠️ Atenção! Nunca pague por promessas de emprego nem compre cursos que garantam contratação. Desconfie de qualquer cobrança para participar de seleções.