5 Lições de Gestão de Carreira de Taylor Swift

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Marcelo Endelli/TAS23/Getty Images

Trajetória de Taylor Swift traz lições valiosas para líderes de todos os setores

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O sucesso de Taylor Swift ao longo de mais de duas décadas na indústria da música reflete não apenas sua ética de trabalho, mas também as habilidades na gestão de sua carreira. A Forbes estimou, em 2024, que a cantora se tornou uma das musicistas mais ricas do mundo, com um patrimônio líquido de US$ 1,6 bilhão (R$ 8,5 bilhão).

Com o lançamento do seu 12º álbum de estúdio, “The Life of a Showgirl”, nesta sexta-feira (3), seus produtos físicos — incluindo vinis e cardigãs — estão tão em alta que alguns fãs aguardam por horas nas filas remotas de pré-venda.

Entre outros fatores, o sucesso de Swift pode ser atribuído à sua relação com os fãs. Os “swifties” sentem que cresceram junto com a estrela, e esse vínculo foi fortalecido pela capacidade da artista de se comunicar, aparentemente de forma direta, com sua base.

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Ela oferece aos fãs acesso antecipado a produtos e ingressos e rejeitou o sistema de precificação dinâmica para a The Eras Tour, em uma tentativa de manter os bilhetes mais acessíveis. A cantora também proporciona experiências únicas de interação, tanto pelas redes sociais quanto em eventos, como a estreia do filme “Taylor Swift: The Eras Tour”, em que convidou mais de 2.000 fãs para participar da exibição.

Na mesma linha, a equipe de Swift colaborou com o Spotify em setembro deste ano para oferecer uma experiência ao vivo em Nova York, onde os fãs puderam caçar letras de “The Life of a Showgirl” em um espaço decorado com cenários temáticos para selfies e fotos.

A trajetória de Swift como artista e empreendedora traz lições valiosas para líderes de todos os setores.

A seguir, veja 5 lições de Taylor Swift sobre gestão de carreira

1. Esteja aberto a diferentes caminhos para alcançar seus objetivos

Antes de migrar para a música, Taylor Swift queria seguir carreira no teatro. Aos 11 anos, viajou com a mãe para Nashville para entregar uma demo de covers para gravadoras. Depois de enfrentar algumas rejeições, aprendeu a tocar guitarra e recebeu ajuda de um músico local para escrever uma canção original.

Enquanto trabalhava com um gerente de talentos, Swift fez trabalhos como modelo e teve sua música incluída em um álbum distribuído por uma empresa de cosméticos, antes de assinar o primeiro contrato com uma gravadora, aos 14 anos. Swift e seus pais nunca se conformaram com apenas um caminho para garantir que ela fosse notada e tivesse a oportunidade de alcançar seus objetivos.

Líderes muitas vezes ficam presos a uma única abordagem ao planejar suas carreiras. Pensar fora da caixa e explorar diferentes trajetórias para você ou para os objetivos da sua organização, além de incentivar e apoiar a equipe a mudar de direção sem comprometer ou impactar os resultados finais, ajuda a evitar fracassos, desenvolver habilidades e mitigar danos caso enfrente obstáculos ou becos sem saída.

2. Enxergue conflitos como oportunidades de crescimento

Em 2016, Swift se viu no centro de uma polêmica com Kanye West e Kim Kardashian, após a divulgação do single “Famous”, em que se questionava se ela realmente havia autorizado o uso de seu nome. O relacionamento conturbado entre West e Swift remonta ao VMA (Video Music Awards) de 2009, quando West interrompeu o discurso da jovem Swift, de apenas 19 anos, ao receber o prêmio de Melhor Vídeo Feminino.

Também houve uma situação em que Katy Perry foi acusada de contratar os dançarinos de apoio de Swift em 2014, criando uma rivalidade que durou vários anos. Essas disputas inspiraram o álbum “Reputation” de Swift, um disco de platina que deu origem à Stadium Tour, a turnê de shows de maior arrecadação da história dos Estados Unidos na época.

O conflito é inevitável dentro de uma empresa, seja com concorrentes ou até mesmo com clientes. Se você enfrentar desafios dentro da sua equipe, incluindo a perda de funcionários, use isso para reavaliar como você lidera as pessoas e gerencia relacionamentos.

Problemas com concorrentes podem ser uma oportunidade para analisar o mercado e recalibrar estratégias. Conflitos com clientes podem ser um convite à reflexão sobre a forma como você atende e se comunica, ajudando a alinhar melhor suas entregas às expectativas e necessidades deles.

3. Transforme desafios em oportunidades

Em 2018, Swift deixou a Big Machine Records e assinou com a Republic Records, iniciando uma disputa pelos direitos de suas gravações originais. O conflito ganhou força quando Scooter Braun, com o apoio de fundos de private equity, comprou sua antiga gravadora. Swift tentou readquirir seus masters, mas, após o fim das negociações, Braun vendeu os direitos para a Shamrock Holdings, concordando em vender contanto que continuasse a lucrar com a música.

Swift recusou uma oferta de parceria e decidiu regravar suas músicas para retomar a propriedade sobre elas. Estações de rádio, incluindo a maior rede americana, concordaram em substituir as gravações originais pelas “Taylor’s Version” nas transmissões.

Em 2023, a emissora americana KOAA News estimou que Swift ganhou mais de US$ 8,5 milhões (R$ 45,4 milhões) por mês com suas músicas regravadas no Spotify. Além disso, essas versões ajudaram a inspirar a The Eras Tour, que se tornou a turnê global de maior arrecadação de todos os tempos.

Reveses, como perder clientes ou participação de mercado, podem ser frustrantes, mas também oferecem oportunidades de se posicionar melhor para alcançar ainda mais sucesso. É fácil tornar-se complacente quando sua organização vai bem, e pode ser um choque quando o sucesso é interrompido de repente, especialmente por um concorrente. No entanto, momentos como esse podem abrir caminhos para evolução, novas soluções e um melhor posicionamento da equipe para crescer e se proteger de futuros obstáculos.

4. Recompense a lealdade

Swift cria expectativa entre seus fãs oferecendo pistas ou “easter eggs” sobre projetos e anúncios futuros. Além de seus programas de fidelidade mencionados anteriormente, ela também investe em recompensar sua equipe. Um exemplo disso foi o bônus de US$ 137 milhões (R$ 732 milhões) recebido pela sua equipe após a turnê, segundo a People, como forma de demonstrar agradecimento pelo apoio em um projeto tão bem-sucedido.

Essa lealdade ajudou Swift a enfrentar desafios em sua carreira, enquanto ampliava seu impacto socioeconômico nas últimas duas décadas. O resultado é refletido nos números iniciais de seu novo álbum, “The Life of a Showgirl” e do filme-concerto: 5 milhões de pré-saves no Spotify, mais de US$ 15 milhões (R$ 80 milhões) em pré-venda de ingressos de cinema para o filme e eventos de fãs espalhados pelo mundo.

Recompensar a lealdade de funcionários, stakeholders e clientes pode incentivar o sucesso e o crescimento a longo prazo. Alta rotatividade pode atrapalhar operações, desmotivar membros da equipe e desestabilizar a cooperação dentro da organização. Mostrar aos funcionários que eles são valorizados, recompensando seu desempenho, fortalece a conexão com a empresa. É muito mais difícil atrair novos clientes ou colaboradores do que manter os atuais, então manter essas relações ajuda a evitar custos maiores para conquistar novos no futuro.

5. Abrace a mudança sem perder a noção do seu valor

Ao longo de sua carreira, Swift conseguiu se adaptar às mudanças da indústria, abraçando novos gêneros e recalibrando sua estratégia à medida que o mercado musical evoluía rapidamente de álbuns físicos para vendas digitais e streaming.

Swift considerou que os royalties pagos por plataformas com serviços gratuitos, como o Spotify, eram muito baixos e, com o apoio de sua gravadora, retirou temporariamente suas músicas do streaming em 2014 para ajudar a convencer a Apple Music a pagar royalties aos artistas durante os períodos de teste gratuito para os clientes.

Swift também ajudou a sustentar as vendas de álbuns em declínio na indústria oferecendo edições especiais de seus discos. Ao mesmo tempo, abraçou novos formatos de mídia para manter sua visibilidade, tornando-se conhecida por lucrar com múltiplas versões do mesmo produto, como cardigans em diferentes cores para álbuns específicos, versões regravadas, álbuns de vinil com faixas bônus, entre outros.

Os líderes mais bem-sucedidos não resistem às mudanças em sua indústria. Pelo contrário: eles aproveitam a transformação e garantem que suas equipes consigam se adaptar e aproveitar o progresso. Ajustar-se às mudanças não significa subestimar seu produto ou serviço quando surgem novas tecnologias ou mudanças de mercado. Incentive sua equipe a ajustar as estratégias diante das mudanças, sem se deixar levar pelo medo de ficar para trás em um mercado em constante evolução.





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