Após dois anos no topo, a instituição paulista foi ultrapassada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile; veja o top 10

Divulgação/USP
Acessibilidade
A USP (Universidade de São Paulo) caiu para a segunda posição no QS World University Rankings 2026: América Latina e Caribe, divulgado nesta quarta-feira (1). A liderança passou para a UC (Universidad de Chile), que assume o topo da lista após dois anos de liderança da instituição paulista.
O levantamento, realizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds, está em sua 15ª edição e avaliou 492 instituições de 26 países. A análise considera fatores como reputação acadêmica, impacto da pesquisa, citações por docente, empregabilidade, formação do corpo docente, programas de intercâmbio e grau de internacionalização.
Apesar da queda, a USP segue como a melhor universidade brasileira e se mantém em destaque em indicadores como reputação acadêmica, impacto da pesquisa, publicações por docente e colaboração internacional.
O Brasil continua como o país mais representado no levantamento, com 130 universidades classificadas — 34 a mais que no ano passado — quase o dobro de México e Colômbia, que aparecem com 67 instituições cada. Além da USP, o Top 10 regional reúne Unicamp (3ª posição), UFRJ (5ª) e Unesp (empatada na 6ª posição com a Universidade do Chile).
Confira quais são as 10 melhores universidades da América Latina
- 1. UC (Pontifícia Universidade Católica do Chile) – Chile
- 2. USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
- 3. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil
- 4. Tecnológico de Monterrey – México
- 5. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Brasil
- 6. Unesp (Universidade Estadual Paulista) – Brasil
- 6. Universidade do Chile – Chile
- 8. Universidade dos Andes – Colômbia
- 9. UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México) – México
- 10. UBA (Universidade de Buenos Aires) – Argentina