Com trilhas que vão do nível iniciante ao avançado, iniciativa gratuita promove mentorias semanais e desenvolvimento de projetos

metamorworks/Getty Images
Acessibilidade
A inteligência artificial está entre as habilidades mais demandadas hoje, e pode ser um diferencial para garantir uma vaga de emprego (dentro e fora da tecnologia) e salários competitivos no mercado. A edtech Prosper Digital Skills lançou no Brasil o Potenc.IA, iniciativa que pretende capacitar 10 mil mulheres em IA.
O programa é gratuito, tem duração de quatro semanas e oferecerá três trilhas de formação (iniciante, intermediária e avançada), definidas por meio de uma atividade inicial. O conteúdo vai desde os fundamentos da IA até aplicações práticas, como criação de prompts, análise de dados e desenvolvimento de projetos, além de mentorias semanais e desafios práticos.
Para participar, é preciso ter mais de 16 anos, estar em situação de vulnerabilidade social e ter disponibilidade média de três horas semanais para conteúdos assíncronos. Não é necessário experiência prévia na área.
A ação conta com o apoio de mais de 50 empresas, entre elas Magalu, Elo, B3, Vale e Grupo OLX.
As turmas começam em outubro de 2025, com seis grupos previstos até março de 2026. As inscrições permanecem abertas até o preenchimento completo das vagas e já podem ser realizadas aqui.