
Divulgação/Grupo Naos
Com quase 20 anos de experiência em marketing, Juliana Valeriano assumiu este ano como CMO do Grupo Naos no Brasil, responsável pelas marcas Bioderma, Institut Esthederm e Etat Pur.
A executiva chega à nova posição após uma carreira construída em grandes companhias como L’Oréal, Localiza&CO e GSK. “Nem sempre entendemos os caminhos que a vida nos leva, mas hoje, sentada nessa cadeira, olho para minha trajetória e vejo que tudo faz sentido”, afirma.
Sua chegada à Naos, empresa francesa de cosméticos e cuidados com a pele, foi resultado da combinação entre networking e histórico de resultados. Há pouco mais de 10 anos, Juliana ingressou na L’Oréal, onde passou cinco anos na divisão de dermocosmética. Ali, conheceu Douglas Bustos, hoje diretor de visitação médica do grupo. Quando surgiu o desafio de expandir a presença da Bioderma no país, foi ele quem sugeriu seu nome para liderar o movimento.
A executiva quer dobrar o tamanho da Naos no Brasil. “No curto prazo, meu objetivo é aumentar o awareness [conhecimento] das marcas.”
Antes disso, Juliana estava na farmacêutica GSK, à frente do marketing de consumo, onde conduziu campanhas de grande repercussão com nomes como Drauzio Varella e Fernanda Torres.
Formada em publicidade e propaganda pela PUC-RS, a executiva iniciou a carreira no trade marketing da Souza Cruz. Ao longo da trajetória, acumulou experiências diversas: atuou em estratégia de marca na L’Oréal, liderou marketing 360º no varejo farmacêutico e calçadista, desenvolveu iniciativas de digital e growth na Localiza e conduziu campanhas de conscientização em saúde na GSK.
Na Naos, está à frente da estratégia das três marcas no Brasil, com foco em transformação digital, campanhas com influenciadores, relacionamento com médicos e pontos de venda, além de programas de fidelidade e canais D2C (direto ao consumidor). “Desde a mensagem que passamos para o profissional de saúde até a forma como falamos diretamente com o consumidor , tudo passa por essa diretoria.”
Marketing na liderança
Para Juliana Valeriano, o marketing tem conquistado cada vez mais espaço na liderança das empresas porque é a área que conecta diretamente a companhia ao consumidor final. “Trazer o marketing para posições de liderança é justamente dar voz ao público.”
A executiva observa que, no passado, as decisões eram guiadas quase exclusivamente por números e ROI (retorno sobre o investimento), sem necessariamente considerar o comportamento humano, que é imprevisível e muda com novas tendências. “É o marketing que identifica o que o público quer, acompanha conversas nas redes e percebe mudanças de comportamento”, diz. “Sem isso, a empresa corre o risco de estar distante do consumidor e ter dificuldade para crescer de forma sustentável.”
Maternidade e carreira
Mãe de uma menina de três anos, Juliana não esconde os desafios que enfrentou na carreira após a maternidade. “No retorno da licença, exercia minha função, mas sem o reconhecimento ou remuneração adequados”, relembra. “Isso mostra como, infelizmente, a maternidade ainda pode atrasar a trajetória profissional das mulheres, embora não devesse.”
Hoje, ela busca ser exemplo de equilíbrio para a próxima geração que quer conciliar filhos e uma posição de liderança. “Sempre digo: não deixem a maternidade de lado por causa da carreira, nem a carreira por causa da maternidade. É possível fazer as duas coisas.”

Acervo pessoal
“Acordo todos os dias para correr atrás dos meus sonhos porque quero que minha filha se inspire em mim e corra atrás dos dela”, diz Juliana Valeriano