
Elenabs/Getty Images
Não é novidade que uma significativa parcela da população mundial tem problemas para dormir ou repousa menos do que deveria. Mas você já parou para pensar na dimensão real desse problema? Um estudo recente (2025) aponta que, globalmente, as pessoas perdem quase 3 noites de sono reparador por semana, e 1 em cada 3 pessoas entrevistadas diz ter dificuldade para dormir, citando ansiedade, estresse e pressões financeiras como os principais sabotadores de uma boa noite de sono.
A qualidade do sono é, de fato, um dos principais sinais de alerta do estado da sua saúde mental. Não é por acaso, portanto, que tenhamos visto surgir uma modalidade de viagem onde uma boa noite de sono é elevada a prioridade máxima: o turismo do sono.
A ideia é, independentemente de onde você esteja, vivenciar uma experiência que garanta uma higiene do sono de qualidade. Isso pode se traduzir em um hotel que oferece lençóis e travesseiros premium, um quarto com isolamento acústico perfeito e iluminação relaxante, acompanhamento médico para monitorar o sono profundo, e até cardápios especialmente pensados para o pré-repouso, que privilegia alimentos leves e que estimulam a produção de melatonina (o hormônio que auxilia na regulação do ritmo sono-vigília).
Muitos desses locais adotam uma abordagem 360o, reconhecendo que o descanso de qualidade é a soma de hábitos cotidianos: o que você come no jantar, se pratica atividade física (e em que horário), se bebe álcool antes de dormir, entre outras coisas. A soma desses pequenos maus hábitos pode, sim, resultar em noites mal dormidas, independentemente de qual é o seu nível de estresse.
Como Fazer Turismo do Sono em Casa
A boa notícia é que você não precisa comprar um pacote sofisticadíssimo e caro para transformar a qualidade do seu sono. Você mesmo pode preparar o seu quarto, corpo e mente para o repouso reparador.
1. Faça um check-up no seu quarto
Manter o quarto bagunçado afeta a sua saúde mental e, consequentemente, o seu sono. Invista em uma decoração mais clean, eliminando distrações visuais como uma estante abarrotada de objetos, móveis em excesso etc. Verifique se, ao fechar a persiana, o quarto fica realmente escuro. Se não, invista em uma cortina blackout ou mais escura.
Embora os rádio-relógios digitais sejam úteis, o brilho constante pode mantê-lo permanentemente “ligado”. Uma dica simples é cobri-lo com uma toalha ou reduzir o brilho do painel. E um lembrete importantíssimo: o colchão deve ser trocado, em média, entre 5 e 10 anos. Um colchão velho e deformado pode, sim, contribuir para noites ruins.
2. O poder do banho morno
Um banho morno, de 1 a 2 horas antes de ir para a cama, mesmo no verão, ajuda a relaxar e pegar no sono mais rapidamente, segundo um estudo. O motivo é que o calor da água ajuda a levar o sangue para a superfície do corpo, fazendo a temperatura interna cair – e a ciência já demonstrou que uma redução de 1 ou 2 graus na temperatura corporal é essencial para iniciar um sono de qualidade.
3. Troque o drinque da noite por um mocktail
Você não precisa cortar o seu hábito de um drinque à noite. Apenas tire o álcool da equação. Hoje, há vinhos, espumantes, gins e cervejas não alcoólicos à disposição para que você crie um coquetel saboroso sem comprometer seu repouso.
4. Invista na meditação
Apenas 10 minutos de meditação antes de dormir são suficientes para desacelerar a mente e os pensamentos, preparando você para uma noite de paz.
Lembre-se: priorizar seu sono é um passo fundamental para uma vida mais saudável e uma saúde mental mais fortalecida.
*Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.