
Adobe Stock
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, mais de 85 milhões de empregos estão sendo substituídos pela automação. Ao mesmo tempo, 97 milhões de novas vagas estão surgindo, impulsionadas pela inteligência artificial.
Esse já não é mais apenas o futuro do trabalho – é o presente. Se você quer se manter empregado e construir uma carreira lucrativa e alinhada com a era da IA, seu currículo precisa refletir fluência em inteligência artificial. Isso significa destacar e organizar as habilidades certas para conquistar os empregos do futuro.
Veja quais são as principais competências em IA que os recrutadores buscam atualmente e como comprovar que você as possui.
Quais habilidades em IA devo incluir no meu currículo?
Com base em dados dos relatórios de habilidades profissionais do Coursera e do Fórum Econômico Mundial, estas são as principais competências em IA que estão em alta demanda entre os empregadores:
- GenAI (IA generativa)
- Applied machine learning (aprendizado de máquina aplicado)
- PyTorch (biblioteca de machine learning)
- Computer vision (visão computacional)
- Reinforcement learning (aprendizagem por reforço)
- Machine learning (aprendizado de máquina)
- Deep learning (aprendizado profundo)
- Supervised learning (aprendizado supervisionado)
- Artificial neural networks (redes neurais artificiais)
- MLOps (operações de machine learning)
- Engenharia de prompts
- Alfabetização em IA
- Big data
- Pensamento crítico
- Pensamento analítico
- Resiliência
- Pensamento criativo
Quais ferramentas de IA devo colocar no currículo?
Inclua apenas as ferramentas e habilidades que sejam relevantes para a vaga desejada e que façam sentido no seu ambiente de trabalho ideal.
Por exemplo: usar um app de IA para criar GIFs provavelmente não é relevante – a menos que você trabalhe com marketing digital e use isso para engajamento em redes sociais.
Veja exemplos de ferramentas de IA com foco profissional que podem aparecer no currículo como habilidades técnicas:
- ChatGPT
- HubSpot AI
- Ferramentas de IA da Semrush
- Superhuman
- Beehiiv
- Ferramentas MagicDesign da Canva
- Copilot
Como incluir habilidades de IA no currículo?
Sempre relacione suas habilidades e ferramentas de IA com resultados reais e concretos para o negócio, usando dados mensuráveis. Apenas “brincar com a IA” não basta. Os recrutadores querem ver resultados que demonstram domínio técnico.
Por exemplo:
“Desenvolvi um fluxo de trabalho com IA que reduziu o tempo de produção de campanhas em 60%”
“Aumentei a taxa de cliques em e-mails em 25% com o uso de scripts gerados por IA e testes A/B”
Quais soft skills devo incluir no currículo?
Além das habilidades técnicas (como big data e engenharia de prompts), também aparecem habilidades comportamentais essenciais — as chamadas soft ou skills. Entre elas, pensamento crítico e analítico, resiliência e comunicação. Essas competências são tão (ou até mais) importantes quanto as técnicas.
Por quê?
A vida útil de uma habilidade técnica é, em média, de 2 a 3 anos — ou seja, elas rapidamente se tornam obsoletas. Já as power skills são duradouras. Elas são altamente transferíveis, úteis em qualquer setor ou função.
Segundo uma pesquisa da AWS (Amazon Web Services), 93% dos empregadores que planejam adotar IA generativa consideram o pensamento crítico uma habilidade fundamental.
Como adquirir habilidades de IA gratuitamente e de forma rápida?
A forma mais rápida de adquirir essas competências (inclusive as power skills) é por meio de microcertificações – cursos e especializações de curta duração. Um estudo do Coursera mostra que concluir esse tipo de formação aumenta suas chances de contratação em 94%.
Estas são algumas das plataformas online onde você pode aprender gratuitamente:
- Codecademy
- IBM SkillsBuild
- LinkedIn Learning (se você tiver conta Premium)
- Simplilearn
Além disso, nada substitui a prática: experimente as ferramentas, crie projetos com IA, monte sistemas próprios ou até comece um projeto paralelo para ganhar experiência real.
Certificações em IA para colocar no currículo
Alguns exemplos de certificações relevantes para destacar no currículo e no LinkedIn:
- Artificial Intelligence Fundamentals (IBM SkillsBuild)
- Criação de Conteúdo com IA Generativa, da Adobe, via Coursera
- GenAI for UX Designers, via Coursera
- IA Generativa para Líderes, pela Universidade Vanderbilt, via Coursera
- Google Prompting Essentials Specialization, via Coursera
Se seu currículo não evoluir, você poderá ser substituído. Aprender habilidades de IA – equilibrando aspectos técnicos e comportamentais – é o diferencial para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e automatizado.
*Rachel Wells é colaboradora da Forbes US. Ela escreve sobre trabalho remoto e flexível, freelancing, desenvolvimento de habilidades e inteligência artificial.